EducaçãoNotícias

Prazo para estrangeiros e brasileiros se inscreverem no Celpe-Bras termina hoje 18

Estrangeiros e brasileiros que desejam obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) têm até 23h59 de domingo, 18 de agosto, para se inscrever. As provas ocorrem em outubro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, credenciou 107 postos que aderiram a esta edição, distribuídos em 42 unidades no Brasil e 65 no exterior.

Locais de provas – Os participantes devem selecionar o país e o local onde pretende realizar as provas no ato de inscrição, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto. Um anexo do edital tem a relação de todos os postos credenciados que realizarão o exame e o respectivo número de vagas.

Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

Certificação – O Celpe-Bras é o único exame brasileiro para certificar proficiência em língua portuguesa aceito pelo governo. O Inep aplicará o exame, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Para obter a certificação de proficiência em língua portuguesa, o participante deverá alcançar, pelo menos, o nível intermediário nas duas partes do exame. Caso o desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. Os níveis de proficiência são: intermediário, intermediário superior, avançado ou avançado superior.

Novidades – Três postos irão aplicar o Celpe-Bras pela primeira vez:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – campus do bairro Lagoa Nova;
  • Ohio State University (OSU), dos Estados Unidos;
  • Administración Nacional de Educación Pública (Anep), em Montevidéu, Uruguai. A Anep é um órgão vinculado ao governo uruguaio, responsável pelo planejamento, pela gestão e pela administração da educação pública naquele país.

Estrutura – O exame do Celpe-Bras é composto por uma parte escrita e por uma parte oral.

A parte escrita será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro. São quatro tarefas de produção textual, com mais de um componente ou uma habilidade de uso da língua. É exigido registro escrito em língua portuguesa, a partir de vídeo, áudio e texto escrito. Dura três horas.

A parte oral será agendada entre os dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (dia inteiro). A atividade consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre temas veiculados na mídia nacional de variados gêneros textuais que mesclem linguagem verbal e não verbal. Dura 20 minutos.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *