Tecnologia

Facebook vai lançar seção de notícias com curadoria de jornalistas

Depois de tantos escândalos envolvendo notícias falsas, informações erradas e manipulação de dados, o Facebook resolveu deixar os algoritmos de lado e confiar no cérebro humano para executar a sua mais nova empreitada: o News Tab, seu futuro serviço de notícias a ser lançado, em versão beta, antes do fim do ano.

Segundo o Facebook, a nova seção dentro do seu aplicativo móvel vai ter uma equipe de jornalistas experientes, provenientes de diferentes canais e mídias, para montar um feed com as histórias mais recentes e relevantes. As vagas de emprego devem ser anunciadas na próxima terça-feira (27) dentro da própria rede social.

O News Tab vai existir fora do feed de notícias e trará jornalismo em tempo real. Segundo a diretora para Parcerias em Notícias do Facebook, Campbell Brown, “a maioria das matérias que aparecerão na News Tab será analisada e classificada por algoritmos.”

Porém, treinar a máquina para personalizar o conteúdo exigiria muito tempo e uma enormidade de informação. Como já experimentado pelo Apple News, a curadoria de uma parte vai ficar a cargo de humanos para separar, adicionar e divulgar as notícias mais importantes e pertinentes do dia. “Para a seção Top News, vamos reunir uma pequena equipe de jornalistas e garantir um destaque para as histórias certas”, explicou Campbell Brown.

Objetivo é recuperar a confiança do usuário

Depois de sucessivos escândalos e a fama adquirida como fonte e propagadora de notícias falsas, o Facebook está trabalhando arduamente para restaurar sua reputação de confiável, contratando pesquisadores de segurança e revisores para tentar, ao menos, conter a proliferação de mau conteúdo.

O News Tab está sendo experimentado por editores com o objetivo de conseguir acordos de compartilhamento de conteúdo (a empresa licenciaria e exibiria artigos de outras mídias). O Facebook remuneraria bem alguns parceiros para ter acesso ao seu conteúdo, disseram fontes dentro da empresa.(Tecmundo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *