Notícias

Centro de Cultura sedia abertura da Semana do Bebê de Salvador

No mês em que é celebrado o Agosto Dourado, campanha que incentiva e valoriza a amamentação, o Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador sediou, nesta quarta-feira (21), a abertura da 4ª Semana do Bebê de Salvador 2019, que vai até o dia 30 com o tema “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação”. “Este é um evento para estimular a amamentação, já que o leite materno é poderosíssimo e cria anticorpos para as crianças.  É estarrecedor imaginar que um simples ato pode economizar mais de R$ 300 bilhões por ano”, observou o vereador Marcos Mendes (PSOL), presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara.

O objetivo do evento foi ampliar o debate sobre a importância do aleitamento materno na vida das crianças e destacar cuidados que mães e pais devem ter para o desenvolvimento dos bebês.

A pediatra e especialista em saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Tati Andrade, destacou a importância do leite materno nas vidas das crianças. “A semana do bebê é uma oportunidade para a gente discutir isso com a sociedade, reforçar que todos podem colaborar, incluindo o governo, a família, os empresários”, diz. “Além de fortalecer a saúde da criança, o leite materno tem impacto significativo na inteligência e no comportamento, além de ser uma alimentação gratuita”, lembra.

Dar voz

A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e vereadora licenciada, Rogéria Santos, explicou que eventos como esse servem para dar voz à sociedade.  “Quando você traz essa discussão da infância para o ambiente público, a sociedade civil tem a oportunidade de ouvir, falar e contribuir. Salvador tem iniciativas voltadas para cuidar das crianças de nosso município, inclusive o programa Primeiro Passo, desenvolvido para orientar crianças e as famílias”, diz.

Em contrapartida, o vereador Marcos Mendes criticou a gestão da educação básica no Município. “Temos mais de 140 mil crianças fora das creches e esse novo projeto, Pé na Escola, que era para atender 13 mil crianças, não atende nem mil”.

Também participou da mesa de abertura a pediatra da Sobape e membro do Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), Iandira Castro.

Parceria

A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura de Salvador, através SPMJ, Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador e Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef / PCU Vozes da Cidade, com apoio do Comitê Estadual de Aleitamento Materno (Ceam), Comitê  de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas) e Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape).

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *