NotíciasPolíticaSalvador

Bruno Reis destaca contribuição do BRT para a mobilidade de Salvador

“O futuro da cidade continua passando pela Câmara Municipal desta cidade”. Com o lema da Casa, o presidente Geraldo Júnior (SD) exaltou, no início da apresentação do vice-prefeito Bruno Reis sobre o andamento das obras do BRT (Bus Rapid Bus), a importância do Poder Legislativo para as transformações que ocorrem no Município. A explanação do também secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no Salão Nobre.

A presença do representante do Executivo municipal ganhou destaque do chefe do Legislativo, que avaliou positivamente a apresentação. “O vice-prefeito Bruno Reis apresentou o BRT em suas diversas etapas, questionado e respondendo acerca dos impactos visuais, ambientais e consequências para a cidade”, observou Geraldo Júnior, ressaltando o senso democrático da CMS, que na semana passada recebeu o governador Rui Costa para apresentação do projeto do VLT.

“Mais uma vez a Câmara mostra que o protagonismo da história da cidade se dá através da Casa, onde todas as discussões, todo encaminhamento e projeto operacional do Município passa pelos vereadores”, frisou o presidente.

Ônibus sobre trilhos

O modal escolhido pela Prefeitura de Salvador vai atender inicialmente o miolo da cidade, que compreende a região do Iguatemi, Caminho das Árvores, Itaigara, Cidade Jardim, Polêmica, Vale das Pedrinhas e seguirá até a Estação da Lapa.

Conforme o secretário, o formato permitirá que, no futuro, regiões como o Subúrbio Ferroviário e o bairro de Águas Claras também sejam contempladas.

Os ônibus vão trafegar sobre trilhos elevados e terão capacidade para 170 passageiros cada. O valor será o mesmo cobrado no sistema de ônibus convencional.

Durante a apresentação, Bruno Reis destacou a importância da Câmara, na condição de órgão fiscalizador e afirmou que é dever do Executivo prestar contas ao Município. “A Câmara Municipal é a caixa de ressonância da cidade. Não há ambiente mais propício para apresentarmos projetos como este, importante e impactante, que vai somar para a vida das pessoas desta cidade”, afirmou.

O empreendimento, com três trechos, estimado em R$ 800 milhões, é desenvolvido por meio de licitações públicas, enquanto que algumas obras complementares contarão com recursos próprios. Diante dos questionamentos, o secretário garantiu que os estudos de impacto ambiental foram respeitados e estão de acordo com a legislação.

Bruno Reis afirmou, ainda, que o BRT irá dinamizar a mobilidade da cidade, alimentando o metrô, e contribuirá para sanar os constantes alagamentos na Avenida ACM com moderno sistema de drenagem.

A apresentação contou com a presença de diversos vereadores das bancadas de oposição e governo.

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *