Notícias

TCM disponibiliza atendimento em Libras ao público

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia celebrou, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, contrato com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia para o fornecimento de uma recepcionista intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A profissional atuará no atendimento às pessoas com deficiência auditiva na recepção principal do prédio sede dos tribunais, bem como em eventos, atividades e projetos institucionais promovidos pelo TCE e TCM.

Essa contratação é mais uma das ações implementadas pelas Cortes de Contas baianas que vêm assegurando às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, que visitam ou trabalham no prédio, condições de igualdade com as demais pessoas.

O TCM, recentemente, adaptou o seu portal às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG – Web Content Accessibility Guidelines 2.0), que abrangem um vasto conjunto de recomendações com o objetivo de tornar o conteúdo Web mais fácil de ser compreendido e acessado. O cumprimento dessas diretrizes faz com que o conteúdo se torne adaptável a um maior número de pessoas com incapacidades, incluindo cegueira e baixa visão, surdez e baixa audição, dificuldades de aprendizagem, limitações cognitivas, limitações de movimentos, incapacidade de fala, fotossensibilidade bem como as que tenham uma combinação destas limitações.

Além das diretrizes WACG 2.0, o TCM também seguiu as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e disponibilizou em todas as páginas o link para a suíte Vlibras, que consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

TCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *