NotíciasSalvadorSaúde

Saúde alerta para uso de protetor solar no inverno

Embora os danos à pele causados pela exposição solar sem proteção sejam mais associados ao verão, o período do inverno não deve ser motivo para que se abandone o uso do filtro solar, sobretudo, para pessoas com sensibilidade maior aos raios solares. Isso porque a emissão de raios ultravioleta – responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de pele e outros lesões cutâneas, queimaduras e envelhecimento precoce da pele – ocorre durante todo o ano, inclusive em dias nublados ou chuvosos.

Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde distribui gratuitamente durante todo o ano os protetores solares para portadores de lúpus e albinos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indicam que os tumores de pele do tipo não melanoma representam 175 mil dos 600 mil novos casos de câncer estimados para o ano. A exposição aos raios ultravioletas está como principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer.

De acordo com Bruno Viriato, coordenador da Assistência Farmacêutica, a exposição acumulativa ao sol, sem proteção, mesmo nos dias menos ensolarados, pode causar sérios danos aos pacientes com esses agravos. “A exposição à radiação solar, mesmo no inverno, pode ser bastante prejudicial às pessoas com lúpus ou albinismo. A recomendação é que esses pacientes realizem de forma ininterrupta o uso do filtro com o fator de proteção indicado para cada caso”, alertou.

Para ter acesso ao produto é necessário fazer o cadastro na sede da SMS, na rua da Grécia, nº 3, no Comércio. Os interessados devem apresentar original e cópia do relatório médico de até 90 dias, documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência dos últimos três meses (o endereço apresentado precisa ser do município) e cartão do SUS de Salvador. Após o cadastro o beneficiário pode retirar mensalmente o protetor solar no Multicentro Carlos Gomes, localizado na rua Gomes, 270, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Atualmente, cerca de 820 pacientes estão cadastrados no programa de distribuição de protetor solar na rede municipal.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *