Esporte

Maldição da Copa América? Bahia é outro time após intertemporada

É difícil entender o que aconteceu com o Bahia após a pausa para a Copa América. O tricolor, que vinha bem na Série A e chegara às quartas de final da Copa do Brasil sob a batuta do técnico Roger Machado, agora coleciona seis partidas sem vencer.

Para ser mais justo, dois jogos deste jejum aconteceram antes da intertemporada: 0x0 com o Ceará pela 8ª rodada e derrota por 3×1 para o Internacional pela 9ª rodada do Brasileiro. Ambos os duelos aconteceram fora de casa.

Logo após o torneio continental, o Bahia empatou com o Grêmio em 1×1 no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, duelo realizado em Porto Alegre.

Daí, o Esquadrão teve três jogos em Salvador: perdeu por 1×0 para o Santos pela Série A e pelo mesmo placar na partida de volta contra o Grêmio. Por fim, ficou no 0x0 com o Cruzeiro, pelo Brasileiro, no último sábado (20).

Esse é o ponto mais importante a ser destacado na mudança de fase do Esquadrão após a Copa América: foram três jogos seguidos em casa e em nenhum deles a equipe conseguiu vencer.

Trata-se de uma diferença muito grande em relação ao que o torcedor vinha se acostumando a ver do Bahia, sobretudo sob o comando de Roger Machado, que chegou ao clube no dia 2 de abril.

Basta levantar os números do Bahia na Série A antes da intertemporada. Até a sétima rodada o torcedor orgulhava-se de ter 100% de aproveitamento jogando em casa. Eram quatro partidas – contra Corinthians, Avaí, Fluminense e Grêmio – sem nenhum ponto perdido.

A força adquirida em Salvador sob comando de Roger não se resumia ao Brasileiro. Também na Copa do Brasil o tricolor tinha 100% de aproveitamento. Passou por CRB, Londrina e São Paulo sempre vencendo em casa. No Baiano, um jogo e uma vitória: 1×0 no Bahia de Feira, na final.

Ao todo, contando com o estadual e a Copa do Nordeste e com dois jogos do período final de Enderson Moreira, o Bahia não sabia o que era perder pontos em casa desde 13 de março, quando caiu diante do Sergipe por 1×0. Foram dez vitórias seguidas.

NÃO FAZ GOL
Outra mudança radical vista no Bahia após a Copa América foi a pobreza do ataque. Contando com o 0x0 com o Cruzeiro no último sábado, o tricolor chegou a três jogos sem balançar as redes. Justamente nos três duelos em casa.

Nas quatro partidas realizadas após a Copa América, a equipe de Roger Machado só marcou um gol, e fora de casa. Foi o de Gilberto sobre o Grêmio no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Em entrevista coletiva depois do empate com o Cruzeiro, Roger admitiu que o sinal de alerta já está ligado: “Estamos sempre preocupados com os insucessos. Sempre há a oportunidade de evoluir em algum aspecto. A luz comigo está sempre acesa”.

O técnico salientou, no entanto, que equipe e torcida não podem se deixar levar pelo momento: “Não considero normal a gente empatar em casa. Até quarta (17), a gente estava próximo de fazer história. Todos achavam que, como 11ª colocados, estávamos fazendo uma boa campanha na Série A. A partir da eliminação da Copa do Brasil, o copo virou meio vazio”. (Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *