EsporteItaparicaNotíciasOpiniãoVera Cruz

Dificuldades do futebol feminino

Que o Brasil é o país do futebol todo mundo sabe, porém todos precisam também saber das dificuldades que ele passa no futebol feminino, parece ser uma maravilha quando vemos a seleção brasileira feminina de futebol jogar, porém por trás de toda aquela polpa, aquelas virtudes, o deslumbre ouve alguns narradores de futebol falar no nome de Marta,Formiga,Cristiane, os três principais nome da atual geração do futebol feminino, mais fica no esquecimento as ‘Marias, as Joaninhas, as Franciscas, as Sonia’, e tantas outras, porém o futebol feminino brasileiro não tem a visibilidade necessária para se transformar em uma grande potência do futebol ta aí a prova no próximo domingo a final da Copa do Mundo que está sendo disputada na França será realizada com a partida entre os Estados Unidos e a Holanda, sem sombra de dúvida duas potências do futebol feminino onde os investimentos são realizados no esporte sem distinção.

Vera Cruz

O município de Vera Cruz na Ilha de Itaparica mais precisamente na localidade de nome Baiacu tem um time de futebol feminino que pode representar a Ilha de Itaparica com os dois municípios,porém a realidade e a dificuldade encontrada pela diretoria e os abnegados do futebol feminino são muitas até mesmo dentro da diretoria de esporte no município de Vera Cruz, com tantas dificuldades essa equipe sobrevive aos ‘troncos e barrancos’ para treinar, para tentar levar o nome da Ilha de Itaparica dentre as melhores do futebol feminino baiano, buscamos informações da diretoria da equipe como também da diretoria de esporte do município de Vera Cruz que é vinculada a Secretaria de Turismo e Cultura e Esporte.

Veja abaixo o que relata cada um desses seguimentos:

Esporte Clube Baiacu

O esporte clube Baiacu passou a jogar no estádio de Itaparica por conta da negativa da prefeitura Municipal de Vera Cruz em assinar um ofício para encaminharmos a Federação Bahiana de Futebol, onde constaria o mando de campo do esporte clube Baiacu no estádio Municipal na Ilhota. Após publicações nas redes sociais do ocorrido precisamente no mês de novembro a secretaria Municipal de Turismo envia um email informando que o time feminino não poderia treinar no tal estádio por motivos de reformas, algo que não ocorreu.
Com a mudança do local de treinamento para o estadio de Itaparica as despesas com transporte duplicaram e os números de treinamento diminuíram bastante, passando de 2 treinos semanais para 2 treinos mensais (1 treino a cada 15 dias).
Restanto 15 dias para o prazo do envio do ofício, onde informava o mando de campo do esporte clube Baiacu no campeonato baiano, já que o prefeito de Vera Cruz negou, presidente Ana Paula Alcântara entrou em contato com a prefeita de Itaparica que prontamente marcou uma reunião para saber informações das exigências da Federação Bahiana e assinou o ofício para o mando de campo do clube ser no estádio Municipal de Itaparica (Vicente). As exigências da Federação foram ambulância, médico e policiamento em dias de jogos em Itaparica. Exigência cumprida pela prefeitura.
O clube está sendo mantido por ajuda de empresários que preferem anonimato, ajuda do vereador do Baiacu e recursos próprios da diretoria (Ana Paula e Vitor Marques)
Estamos treinando aos domingos pela manhã, das 9h às 12h.
No estádio de Itaparica

Prefeitura de Vara Cruz

Existe a Liga desportiva de Vera Cruz que é a entidade oficial, mas é privada. Não é da Prefeitura.. A Prefeitura sempre apoia as atividades e solicitações da Liga que é quem faz a inscrição tanto do futebol masculino quanto do feminino bem como as solicitações de apoio. Acreditamos que existe algum problema de comunicação pois o Presidente da Liga não solicitou nenhum tipo de apoio ou sequer sabemos da inscrição do time feminino para disputa de campeonatos. Nada foi formalizado a Prefeitura pela Liga.
Acaso a Liga de futebol venha a realizar a inscrição de clubes para competições e solicitar apoio o Município está, dentro do possível sempre apto a apoiar como tem feito sempre que solicitado.

Uma realidade pura, falta de investimentos para o futebol feminino é mais que notório, por outro lado sabe-se que as prefeituras municipais não podem ser responsável por times de futebol seja ele qual for, como também é necessário um suporte mínimo já que em muitos municípios tem estádio de futebol.

Visão Cidade

 

e

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *