NotíciasSalvador

Confira opções gratuitas para curtir o fim de semana em Salvador

Apesar da expectativa para o fim de semana ser de chuvas ocasionais, o clima cultural vai estar aquecido neste fim de semana em Salvador. Quem quiser aproveitar a cidade, desde atividades ao ar livre até exposições, terá atividades garantidas em diversos pontos de cultura.

Quem comparecer na orla da Barra para uma caminhada ou para apreciar o por do sol, caso o tempo fique firme, tem como opção apreciar a exposição temporária “Eles são do mar”, no espaço Fragmentos, na área externa do Forte Santa Maria. A mostra fotográfica busca compartilhar os olhares dos fotógrafos Deco Olivieri, Lu Brito, Mateus Morbeck e Peu Fernandes em relação aos mistérios do mar da Bahia. A mostra fica em exposição até primeiro de outubro e é gratuita. O acesso é a partir das 11h.

Além disso, os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes, situados nos fortes Santa Maria e São Diogo, respectivamente, estarão funcionando normalmente. O Pierre Verger possui uma exposição permanente dividida em seis eixos principais, a exemplo da sessão Retratos, que mostra desde as primeiras fotografias feitas na Bahia com retratos de personalidades importantes até as atuais “selfies”.

Já no espaço Carybé das Artes é possível encontrar um cavalete e uma mesa com material de pintura que simulam um atelier. Sobre o cavalete uma TV serve de “tela” de pintura para o visitante, que desvende desenhos do artista com movimento das mãos e pincéis. Um conjunto de nove projetores colore o espaço com desenhos de Carybé que surgem e desaparecem nas paredes internas do Forte. O público ainda pode explorar, através de um óculos de realidade virtual, exposições que aconteceram ou que foram criadas especificamente para o projeto.

Os espaços culturais ficam abertos para visitação de quarta à segunda, inclusive feriados, das 11h às 19h. O ingresso, com direito à visitação a ambos os fortes, custa R$20 (inteira) e tem meia-entrada para estudantes e pessoas a partir de 60 anos.

Audiovisual – Neste sábado (20), às 18h, tem estreia do documentário “Mulheres da Pá Virada”, na Sala Walter Silveira, nos Barris. O curta-metragem faz o registro de depoimentos, histórias e luta de 12 mulheres capoeiristas, de diferentes estilos, linhagens e percursos apresentando uma diversidade étnico-racial, geracional e de inserção na capoeira. Há a participação de mestras, contramestras e professoras e é gravado em Salvador. O documentário contou com o financiamento do prêmio Capoeira Viva Salvador ano II, promovido pela Prefeitura através da Fundação Gregório de Matos (FGM).

Ancestralidade – Continua disponível para visitação a exposição Orixás da Bahia, no Espaço Cultural da Barroquinha. Além das 14 esculturas em tamanho real dos orixás, feitas por Alecy Azevedo em papel machê, houve o acréscimo de mais quatro representações de entidades: Ossain, Iroco, Logun Edé e Ibeji. A visitação é gratuita e estará aberta de quarta a domingo, das 14h às 19h.

Esportes – Quem gosta de futebol society poderá acompanhar a Copa das Ligas que terá, neste sábado (20), a realização de mais quatro partidas. No Clube Paranapanema, no Jardim das Margaridas, enfrentam Praia Grande x Arenoso, às 10h, e Resgate x Planalto Real, às 11h. Pela tarde, na AABB, em Piatã, os confrontos são entre Arena do Dique x Poeirão, às 14h, e a seguir Baixiense x Mata Escura, às 15h.

Público infantil – As crianças também terão atividades para se divertir através do projeto Ruas de Lazer. Neste sábado (20), o projeto ocorrerá na Nova Constituinte, na Praça do Congo e, simultaneamente, na Rua Simone Barradas, no bairro do Jardim Nova Esperança. No domingo (21) o projeto chega à Vila Dois de Julho, no Trobogy, e na Rua da Esperança, no bairro de Plataforma. Em todos os dias a programação será realizada pela manhã com diversas alternativas de entretenimento para as crianças.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *