Política

Câmara debate automutilação em jovens

Embora o Ministério da Saúde não tenha números concretos sobre o comportamento, especialistas apontam que crianças, adolescentes e jovens estão entre os grupos mais suscetíveis à automutilação. Grande parte dos pais sequer percebe que os filhos têm se cortado com canivetes, lâminas de barbear e outros objetos. Para debater o assunto, o vereador Luiz Carlos de Souza (PRB) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (1º), às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

Para debater o tema, o vereador convidou o coordenador executivo do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/Bahia), Waldemar Almeida de Oliveira, o deputado estadual Jurailton Santos – criador da campanha “Basta!”, de combate à automutilação, depressão e suicídio, o também deputado estadual José de Arimateia, além do deputado federal Márcio Marinho, psicopedagogos, hebiatras e outros especialistas.

“É uma prática silenciosa e escondida, que expõe dilemas emocionais e psicológicos complexos, como a depressão. Por isso, é importante não só debater o assunto, mas também propor políticas públicas para diminuir o número de casos em nossa cidade”, afirmou o vereador.

Projeto

Para ajudar na conscientização dos jovens, Luiz Carlos apresentou o Projeto de Lei nº 225/2019 que indica a realização de palestras de conscientização, na rede pública municipal, sobre os casos de automutilação entre estudantes.

De acordo como texto da matéria, as palestras poderão ser realizadas por membros do quadro de servidores da Prefeitura, mas o Executivo Municipal fica autorizado a realizar parcerias com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para a execução da atividade.

A periodicidade das palestras, bem como a regulamentação dos critérios das parcerias com as organizações da sociedade civil ficarão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SMED), segundo o texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *