GeralSaúde

Câmara de Salvador homenageia socorristas

“Eu sei o que sou, sei onde estou e sei o que quero para minha categoria”, com essas palavras o vereador Alex Mine (DEM) reforçou seu compromisso com os socorristas de Salvador. O parlamentar, que é também enfermeiro e atuou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Anjos do Asfalto, presidiu sessão especial em homenagem ao Dia do Socorrista, comemorado em 11 de julho, na noite desta sexta-feira (12), no Plenário Cosme de Farias.

“Ser socorrista é uma filosofia de vida. Eu mesmo vindo para esta Casa trago meu par de luvas no bolso, pois alguém pode precisar de um atendimento. Eu aprendi isso há 20 anos quando iniciei minha carreira como socorrista”, disse o vereador Alex Mine.

Coordenador de Urgências do Município, o médico Ivan Paiva, afirmou que o primeiro atendimento é crucial para salvar vidas e evitar sequelas graves em muitos casos de acidentes e ocorrências de saúde. “Ter um profissional qualificado faz toda diferença para o primeiro atendimento e remoção da vítima. Traumas, acidentes, partos, seja qual for a ocorrência, o socorrista está preparado para atuar e faz diferença nesse atendimento”, destacou o médico.

“O tempo resposta é um fator que salva vidas. O socorrista chega primeiro ao local e atua para manter aquele paciente vivo e em segurança”, disse o subtenente do Corpo de Bombeiros, Hugo Melo. “Socorrista é uma função, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, todos podem se especializar nessa área e atuar no salvamento de vidas”, explicou o subtenente.

Na sessão especial, o vereador destacou que a homenagem é para todos os socorristas militares, que atuam em empresas privadas e também em serviços como o SAMU. O vereador Alex Mine entregou placas comemorativas a 10 profissionais. Representando os socorristas do SAMU foram homenageados Caetano Júnior, Bernardo Santana, Marcelo Cardoso, Juracir, Fabrício e Rogério. Do Corpo de Bombeiros, foram escolhidos Luiz Argolo, Alan Lago e Marcelo Aquino.

Também fizeram parte da mesa da sessão a coordenadora da Regulação e Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Dortas, o subsecretário de Cultura do Município, Pablo Barroso e a enfermeira do SAMU, Melissa Reina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *