Turismo

Setur abre licitação para obras de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos

Aviso de licitação pública nacional para obras civis de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos será publicado no Diário Oficial da Bahia, deste final de semana (dia 08). Estão previstas obras de reforma e requalificação em Botelho (Ilha de Maré), Itaparica (Ilha de Itaparica), o Solar do Unhão (Salvador) e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias), todas no âmbito do Prodetur Nacional Bahia, executado pela Secretaria Estadual do Turismo.

Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as intervenções integram o primeiro lote do projeto. O investimento estimado nesta fase é de R$ 18 milhões. Ao mesmo tempo, transcorre outra licitação – lançada em maio – para a requalificação e ampliação da Marina da Penha, no bairro da Ribeira, com prazo até 19 de junho.

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o aviso da segunda licitação representa um importante avanço para a consolidação do Prodetur. “É um programa complexo e de grande relevância para o incremento turístico dos municípios da Baía de Todos-os-Santos, com reflexo direto na economia dessas comunidades”, afirma.

Segundo o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, as obras promoverão melhorias substanciais nos terminais hidroviários, contribuindo para o conforto e segurança dos usuários. “No município de Itaparica, por exemplo, serão feitas a reforma e recuperação da marina, com requalificação e ampliação no número de vagas secas e molhadas”, anuncia. As obras incluem ainda requalificação de restaurantes e instalação de um novo posto de combustível nas imediações da base náutica de Itaparica.

Em Botelho, o projeto prevê a reforma e a recuperação do terminal turístico e a requalificação urbanística e paisagística de seu entorno. No município de Candeias, será reformado o atracadouro da área do Museu Wanderley Pinho – requalificação do equipamento cultural também será contemplada em etapa posterior do programa.

Já o Solar do Unhão, estrutura que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, na Avenida Contorno, em Salvador, terá seu atracadouro reconstruído e o antigo restaurante, instalado no subsolo, será reformado.

No total, o Prodetur prevê a realização de uma série de 13 intervenções de infraestrutura náutica em nove municípios do entorno da BTS. O programa implementa ainda ações sociais e de promoção do turismo náutico-cultural. Os interessados em participar da licitação do lote 1 têm prazo até 11 de julho.

Ascom / Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *