NotíciasSalvador

Fim de semana tem programação cultural intensa em Salvador

A Semana do Meio Ambiente, que será comemorada em Salvador até 10 de junho, já começou a levar atividades a vários pontos da cidade, como Periperi, Capelinha, Itapuã, Coutos, Itaigara e Comércio. As ações, que começaram ontem (02), têm o intuito de conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação ambiental nas cidades e no planeta. Confira a programação completa ao final da matéria. 

No Parque da Cidade ocorrerá a maior parte dos eventos, como comemoração do terceiro aniversário da requalificação do local, que já recebeu mais de 3,6 milhões pessoas desde a reinauguração, em 2016.

Entregas de mudas com a Kombi da Caravana da Mata Atlântica em diversos locais, atividades de projetos como o Germinar e o Atenda Verde, lançamento do painel de mudanças climáticas, oficinas focadas no incentivo de ações para a preservação do meio ambiente, visitas guiadas com alunos da rede municipal ao Parque da Cidade e muitas outras iniciativas estão previstas na programação.

Parque da Cidade – Em um dos mais frequentados equipamentos públicos de Salvador, totalmente requalificado há 3 anos, serão realizadas atividades abertas para todos interessados em participar da Semana do Meio Ambiente.

Haverá, no parque, doações de mudas, feira de artesanato, realização de ações dos projetos Germinar da Unijorge e o projeto Atenda Verde, que promoverá palestras sobre o cuidado com as árvores e  distribuirá mudas para os participantes. É no parque também, no dia 9 de junho, que acontecerá o show de encerramento da semana, com atrações que serão divulgadas pela Prefeitura.

Distribuição de mudas – A Kombi da Caravana da Mata Atlântica vai rodar Salvador para distribuir 900 mudas nativas no Elevador Lacerda, na Praça da Revolução em Periperi, na Praça Dorival Caymmi em Itapuã, no final de linha da Capelinha, na Praça Newton Rique, localizada em frente ao Shopping da Bahia, e no Parque da Cidade.

Além disso, a Operação Plantio Chuva, que ocorre em Salvador até julho, vai plantar durante a Semana cerca de 1.115 mudas, das quais 970 serão no Parque Canabrava, no dia 10 de junho.

Horta Comunitária – Ontem (2), mais uma nova horta foi inaugurada na cidade, dessa vez no Condomínio Bosque da Colina, em São Cristóvão. Serão 10 canteiros, em uma área de 32m², onde serão cultivadas hortaliças como couve, orégano, salsa, cebolinha, hortelã e coentro.

A inauguração contará com a participação dos condôminos do local. Com esta, Salvador passa a ter 34 hortas comunitárias, sendo que 18 delas são urbanas e 16 estão situadas em creches e escolas.

Oficinas na Escolab Coutos – A semana também vai promover ações com alunos da capital baiana. Com a intenção de conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação da natureza, a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizarão oficinas sobre alimentação saudável, recuperação de placas com materiais recicláveis, vigilância em saúde ambiental, aulas de campo e uma distribuição da revistinha Mata Atlântica.

Tudo isso ocorrerá nos dois turnos (manhã e tarde) com as crianças da Escolab Coutos, escola laboratório que promove oficinas com alunos de oito escolas do subúrbio.

Painel do Clima – Nesta segunda-feira (3), no auditório do Colabore, no Parque da Cidade, vai acontecer o lançamento do Painel Salvador de Mudança do Clima, às 9h. Na ocasião, serão apresentados os coordenadores das 10 Câmaras Temáticas compostas pelo painel, além de um bate-papo sobre do que se trata essa rede de conhecimento técnico-científico que quer tornar disponível para todos o conhecimento sobre adaptação da mudança do clima em Salvador.

Confira toda a programação da Semana do Meio Ambiente em Salvador: 

08/06 – Sábado

Feira Cads (artesanatos produzidos por 43 mulheres)

Local: Parque da Cidade

Horário: das 8h às 18h

Entrega de mudas nativas da Mata Atlântica

Local: Parque da Cidade

Horário: 9h

Aberto ao público

09/06 – Domingo

Feira Cads (artesanatos produzidos por 43 mulheres)

Local: Parque da Cidade

Horário: das 8h às 18h

Piquenique com DJ Cairo

Local: Parque da Cidade

Horário: das 14h às 18h

Entrega de mudas nativas da Mata Atlântica

Local: Parque da Cidade

Horário: 9h

Aberto ao público

10/06 – Segunda-feira

Plantio de 970 árvores de espécies da Mata Atlântica

Local: Parque Canabrava

Horário: 9h

Foto_Jefferson-Peixoto_Secom
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *