MunicípiosNotícias

Fanfarras participam em Cachoeira, das comemorações pela Independência

Cerca de 400 estudantes, que integram cinco fanfarras de Colégios Estaduais da região do Recôncavo da Bahia, participarão do Desfile Cívico, na próxima terça-feira (25), na cidade de Cachoeira (a 120 km de Salvador). Neste dia, acontecerá a transferência da sede do Governo do Estado da Bahia para o município e uma programação especial com atos culturais e religiosos será desenvolvida. A data, que é representativa para a história da Bahia, dando início às comemorações para o 02 de julho, visa reconhecer a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822.

O Colégio Estadual de Cachoeira será representado pela Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira (BAMCEC), que tem 81 anos de história. A fanfarra participa todos os anos do desfile e, com a proximidade do evento, está intensificando os ensaios. “Já estamos com tudo pronto para o desfile. Aumentamos os dias dos ensaios, reformamos alguns instrumentos e o nosso figurino está muito bonito. Renovamos também o repertório. Os estudantes estão muito empolgados para esta apresentação que é muito importante para a nossa cidade, de celebrar um momento histórico para a Bahia”, conta o diretor do Colégio Estadual de Cachoeira, Fábio Macedo.

Para a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, é essencial a participação dos estudantes nestes atos. “É um momento de grande importância para os nossos estudantes. Eles ficam ansiosos para as apresentações, ensaiam quase que diariamente porque querem o melhor não só na musicalidade, com os instrumentos, mas, também, com as coreografias bem elaboradas e ensaiadas. Esse é o momento de eles tomarem posicionamento em relação a essas lutas históricas que foram tão importantes para a nossa independência”, pontua.

Participam do Desfile Cívico pelas ruas de Cachoeira as fanfarras do Colégio Estadual Gehard Meyer Suerdick, de Maragogipe; do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de São Félix; Colégio Estadual Castro, localizado na cidade de Santo Amaro; do Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, de Conceição da Feira; e do Colégio Estadual de Cachoeira, da cidade anfitriã.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *