NotíciasOpinião

Tolerância ou Intolerância, oposto ou falta de respeito

A tolerância, do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física.

Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Assim, a partir da tolerância, é garantida a aceitação de diferenças sociais e a liberdade de expressão. Tolerar algo ou alguém é permitir que algo prossiga, mesmo que a pessoa não concorde com tal valor, pois é dado o respeito de discordar.

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, sexismo, antissemitismo , homofobia, heterossexismo, etaísmo (discriminação por idade), intolerância religiosa e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer ideias de qualquer pessoa.

São duas ações que se divergem acentuadamente em seus propósitos por conta da falta de equilíbrio numa situação democrática onde poderia se aceitar ou não a opinião de outro a tolerância e a intolerância andam paralelas porém a opção de intolerância se dá por conta desse ou daquele indivíduo não aceitar a opinião de outros e querer fazer com que a sua ideia prevaleça e seja sempre a melhor ideia sabemos que não é desta forma que se faz uma nação democrática a tolerância é nada mais nada menos que um princípio básico de sabedoria sabendo conviver ver com as suas adversidades e com os seus propósitos muitas as vezes pessoas toleram ainda terminando situações e aceitam opiniões de outros por por estarem dentro deste princípio o princípio da tolerância.

Tolerância ou Intolerância nas redes sociais

Atitudes como essas de não tolerância estão sendo visivelmente encontrada nas redes sociais em sua maioria quando se trata de opiniões divergentes no âmbito político,são muitas ofensas até mesmo acusações indevidas de diversas pessoas, muitos por não aceitarem ou tolerar a administração pública do município onde vive e por ter sido oposição na época das eleições e hoje praticam a intolerância com agressões a todos aqueles que estão na prática e no exercício da sua função, ainda tem algumas pessoas que de forma desaconselhável vem praticando a intolerância religiosa, racista, além de todas essas é a tentativa de constrangimento, isso é muito perigoso, pois a vida não deixa de ser uma roda gigante em alguns momentos ela nos conduz ao ponto mais alto e se não tivermos sabedoria para administrar os momentos principalmente os momentos de estamos no topo da roda gigante poderemos na volta seguinte está no ponto mais baixo e sem a mínima condição de dar a famosa volta por cima, a intolerância são atitudes desaconselháveis e não condizem com o estado democrático de direito.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *