Geral

Setur discute com arquitetos concessão de prédios públicos no Centro Antigo

O incentivo à concessão de imóveis do Governo da Bahia para a iniciativa privada, a fim de dinamizar a economia do Centro Antigo de Salvador, foi discutido pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, com representantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-BA), nesta quinta-feira (23), à noite.

Fausto Franco explicou que o diálogo sobre a utilização de espaços públicos pela iniciativa privada está aberto e já produziu bons resultados, como o apoio de vereadores de Salvador à proposta relativa ao Palácio Rio Branco, situado na Praça Municipal.

“O governo estabeleceu condicionantes, como a preservação de características arquitetônicas e históricas dos edifícios”, disse. “No caso específico do Palácio Rio Branco, a empresa interessada precisará manter a fachada em sua integralidade, assim como o Memorial dos Governadores aberto à visitação pública gratuita”.

Além de preservar o patrimônio, a concessão ao privado assegura novos investimentos, impulsiona o turismo e a geração de renda, em uma das áreas mais importantes da capital baiana, argumentou o secretário.

De acordo com a presidente do IAB-BA, Solange Araújo, a iniciativa é válida, mas é preciso levar em conta o valor histórico e artístico dos imóveis. “No caso do Palácio Rio Branco, solicitamos o tombamento ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), em 2015. Defendemos que seja mantido íntegro”, disse a arquiteta.

O debate com o IAB-BA está mantido e um novo encontro será realizado para dar prosseguimento à análise do assunto. Nesta primeira conversa, também estiveram presentes o vice-presidente do IAB, Neilton Dórea e o conselheiro Daniel Colina.

Ascom / Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *