NotíciasSalvadorSaúde

Prefeitura retoma mutirões contra Aedes aegypti no Subúrbio Ferroviário

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retoma a realização dos mutirões de combate ao Aedes aegypti na próxima quinta-feira (30) na capital baiana. O bairro contemplado será Vista Alegre, localidade que faz parte do subúrbio ferroviário – região com o maior índice de infestação (7,4) da cidade.

Os “faxinaços” tem o objetivo de combater a proliferação do mosquito em Salvador, eliminando num curto espaço de tempo os espaços que possam servir de criadouro, sobretudo, nas localidades prioritárias.

As equipes de agentes de combate às endemias e colaboradores da Limpurb percorrerão a partir das 08h, a rua Franco Velasco, na quinta-feira (30). Já na sexta-feira (31), será a vez da rua 16 de Janeiro e no sábado (01) a travessa 20. Os moradores dos locais citados e imediações deverão colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes às casas para recolhimento.

“O objetivo é evitar o aumento das ocorrências das doenças transmitidas pelos vetores, principalmente quando as chuvas se aproximam e o acúmulo de água pode ocorrer em pneus, vasos e em outros objetos. Por isso a realização dos mutirões de limpeza, onde conseguimos executar em um curto espaço de tempo o trabalho de identificação e eliminação dos criadouros nos bairros com maior vulnerabilidade para a proliferação dos mosquitos”, esclareceu Isolina Miguez, subgerente de arboviroses do CCZ.

Durante a mobilização os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Limpurb, realizarão visitas casa a casa, além de trabalhos de manejo ambiental, limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros, palitação de material reciclável, vistoria de depósitos elevados (como caixas d’água e calhas) e distribuição de material educativo. As equipes de trabalho também visitarão imóveis fechados e abandonados. Os moradores das localidades trabalhadas devem colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento.

Dados – A capital baiana apresentou no último Levantamento de Infestação Predial (LIRAa) 2,7 – valor igual ao mesmo período do ano passado. De janeiro à abril deste ano foram notificados 856 ocorrências de dengue, 153 de chikugunya e 48 de zika. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um elevação de 9% nos casos de dengue, 313% de chikugunya e 14% para zika.

Assessoria de Comunicação – ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *