MunicípiosNotíciasSalvador

PDUI da Região Metropolitana de Salvador terá início neste mês

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), a equipe do consórcio responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana (PDUI-RMS), que terá início nesse mês de maio. Coordenador do consórcio, André Joazeiro apresentou os integrantes do grupo e detalhou o plano de ações. A elaboração do PDUI é uma etapa indispensável para fornecer à RMS um elemento norteador do seu desenvolvimento sustentável e integração regional. No modelo proposto para este PDUI, quem define objetivos do plano é o cidadão.
O secretário da Sedur, Sérgio Brito, desejou boas-vindas ao grupo e ressaltou a importância do PDUI para o Estado. “Nossa equipe está de prontidão. Estamos felizes por esse momento, que é um marco no Estado da Bahia. Estamos prontos para ajudar e fazer com que esse plano de excelência funcione. É um grande esforço do Governo do Estado, através da Sedur, com um investimento de R$ 7 milhões e tendo essa equipe do consórcio altamente qualificada, se somando a nossa equipe em busca do planejamento da Região Metropolitana”, afirmou.
O secretário ainda destacou o papel da Entidade Metropolitana e garantiu empenho em fazer com que o autarquia, que reúne o Estado e os 13 municípios da RMS, trabalhem juntos e em parceria para o avanço dos trabalhos do PDUI.
O consórcio vencedor da licitação é liderado pela Urbe Planejamento e composto pela TTC – Soluções em Mobilidade, Planos-Engenharia e Saneando Engenharia, com equipe de consultores nas áreas temáticas Habitação, Mobilidade, Saneamento, Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Desenvolvimento Territorial, além de assessoria jurídica, de mobilização social e comunicação.
A base para o planejamento proposto pela Urbe é a busca pelo desenvolvimento espacial, econômico e institucional. No cerne desta proposta, o desenvolvimento é compreendido como uma mudança social positiva, que provoca melhoria na vida das pessoas. A elaboração do plano ocorrerá com amplo envolvimento da população dos 13 municípios da RMS nas etapas de Planejamento, Diagnóstico, Construção de Cenários e Tendências, e, ainda, na definição dos Modelos Jurídicos e Institucionais de gestão do PDUI.
Para assegurar a transparência e oportunizar a participação dos interessados, serão promovidas audiências públicas e debates em todos os municípios integrantes da unidade territorial urbana. Além disso, os documentos e informações produzidos serão sistematicamente publicizados, e o Ministério Público acompanhará todo o processo de elaboração do PDUI-RMS.
Fonte: Ascom/Sedur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *