EducaçãoNotícias

Inscrições do ENCCEJA começam nesta segunda 20

A partir hoje segunda-feira (20), começam as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O prazo vai até 31 de maio e o cadastro é gratuito, pela internet, no Sistema Encceja. No Brasil e no exterior, os candidatos visam obter certificação de conclusão do ensino fundamental, que exige, no mínimo, 15 anos; e do ensino médio, que requer 18 anos completos até o dia de aplicação da prova.

O edital para provas fora do Brasil será lançado posteriormente. As provas serão aplicadas em 25 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, em 611 municípios brasileiros. Quem inscreveu se em 2018 e não fez a prova terá outra chance este ano. Basta selecionar o motivo da ausência na hora da inscrição.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Encceja, o exame possibilita a conclusão das etapas da educação e, com a certificação, criar melhores oportunidades de trabalho.

Resultados – Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em todas as provas; e a Declaração Parcial de Proficiência, para quem conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. A inscrição e o cumprimento das provas não garantem a documentação.

O exame é composto por quatro avaliações objetivas, com 30 questões cada, e redação. Serão consideradas habilitadas a receber o certificado as pessoas que atingirem o mínimo de 100 (cem) pontos em cada um dos testes (a pontuação máxima é de 200 pontos) e obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na prova de redação (com nota máxima de 10).

O Inep disponibiliza materiais de estudo, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o edital aqui

Clique para ter acesso ao material de estudo 

Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *