NotíciasSalvador

Expansão do metrô até a Barra é debatida na Seplan

A expansão da linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador até o bairro da Barra foi debatida nesta terça-feira (7), durante reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, e o diretor-presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), José Eduardo Ribeiro Copello. Estudos preliminares apontam que o novo trecho poderá ter aproximadamente três quilômetros de extensão, com até quatro estações subterrâneas em São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra.
Walter Pinheiro destacou que estudos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Seplan, apontam para uma estimativa de fluxo de 117.720 passageiros por dia no novo trecho, num sistema que registrou a marca de 370 mil usuários por dia neste mês de maio.
“O estudo da SEI demonstra, claramente, que há um deslocamento enorme de pessoas de diversas regiões da cidade com ônibus, num fluxo para uma região que tem uma grande densidade demográfica e concentração de atividades econômicas em hotéis, clínicas, universidades, hospitais, restaurantes, escolas, shoppings. Enfim, uma movimentação imensa de pessoas e uma baixa qualidade na oferta de transporte, o que implica um tempo maior de deslocamento para os trabalhadores que saem de outras áreas da cidade para aquela região”, afirmou o secretário do Planejamento, ressaltando que somente nos hospitais das Clínicas e Português são mais de 16 mil funcionários.
Pinheiro acrescentou que o projeto vai demandar o aprofundamento de estudos por demanda e o detalhamento de estudo técnico de engenharia, incluindo alternativas de traçado. “É bom lembrar que hoje o maior movimento de pessoas de Salvador não é para as cidades da região metropolitana, é um movimento aqui dentro. Então, na realidade, o metrô tem a responsabilidade e o princípio básico de fazer o transporte de massa, mas também de tirar veículos da rua para, de uma vez por todas, também resolver um problema seríssimo de transporte na cidade”, completou.
O diretor-presidente da CTB avaliou positivamente a reunião. “Foi uma reunião de prospecção e de busca de habilidade de mais um trecho, uma expansão do metrô que pode significar mais um passo, melhorando a mobilidade urbana para a população de Salvador e região metropolitana e, sem dúvidas, abre-se perspectivas de ampliação desse projeto”, disse Copello.
Fonte: Ascom/Seplan 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *