Esporte

Olho no lance: veja quando o VAR será usado na final do Baiano

Quando a bola rolar para a primeiro jogo da decisão do Campeonato Baiano, hoje, às 16h, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, todos os olhos vão estar voltados para Bahia e Bahia de Feira. Mas em uma sala do Joia, uma equipe de profissionais estará ligada em outros detalhes da partida.

Pela primeira vez o Campeonato Baiano vai contar com o árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês). A tecnologia, que já foi usada na Copa do Mundo da Rússia, no ano passado, e que este ano estará presente em todas as 38 rodadas do Brasileirão, tem como objetivo auxiliar os árbitros de campo e minimizar erros. Mas você sabe quando o VAR deve ser usado?

Confra em quais momento do jogo o árbitro de vídeo entra em ação:

Gol ou não gol: o árbitro de vídeo informa ao árbitro central se houve alguma irregularidade como impedimento, toque de mão, ou qualquer outra falta antes do gol ser marcado, e se a bola cruzou a linha.

Cartão vermelho direto: o árbitro de vídeo informa ao árbitro de campo se um cartão vermelho incontestável não for aplicado. Ex: agressão, cotovelada no rosto.

O árbitro de vídeo pode ainda corrigir um cartão vermelho direto mostrado de modo claramente errado.

Erro de identidade: O VAR informa ao árbitro se um cartão (amarelo ou vermelho) for aplicado ao jogador errado. A correção é feita e o jogo reiniciado.

Pênalti e não pênalti: o árbitro de vídeo informa ao árbitro de campo se houve um pênalti claro (sem interpretação).

O VAR informa também se houve falta no ataque, impedimento, toque de mão, ou qualquer irregularidade que deveria invalidar a jogada, antes de um pênalti marcado.

(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *