Manhã é melhor momento do dia para engravidar

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia. “A testosterona e o corticoide são hormônios com produção aumentada durante a madrugada, o que pode garantir melhor qualidade do esperma no período da manhã”, explica Guilherme Woods, especialista em reprodução humana.

A pesquisa ainda revelou que ao longo de março, abril e maio, os espermatozoides apresentam tamanho e forma mais saudável para fertilizar o óvulo. No caso do estudo, realizado na Suíça, esses meses representam a primavera, estação com temperaturas mais amenas.

Por outro lado, no verão houve declínio e perda na qualidade do sêmen. Isso ocorre porque as células que produzem os espermatozoides são muito sensíveis às variações climáticas. “A temperatura dos testículos precisa ser 2,5°C mais baixa do que a temperatura corporal para que a produção não seja prejudicada”, disse Woods. Em estações mais quentes ainda há maior exposição à luz, fator que interfere na produção hormonal.

Como nenhum estudo do gênero foi feito no Brasil, é difícil determinar quais meses são mais propícios para a gravidez, especialmente porque na maior parte do país as estações não são bem definidas. No entanto, como a temperatura foi fator determinante para os resultados, estima-se que para os homens brasileiros, a primavera  – que vai de setembro a dezembro – também seja a estação que oferece as melhores chances de fecundação.

A pesquisa, realizada pelo Hospital Universitário de Zurique, acompanhou 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, em tratamento de fertilidade, e analisou fatores como concentração (quantidade de espermatozoides na amostra), motilidade progressiva (capacidade de movimentação, fundamental para o encontro com o óvulo e a fertilização) e morfologia do sêmen (características físicas).(Veja)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: