Política

Isidório Filho reivindica Praça da Ciência em Terra Nova e Alagoinhas.

O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) indicou ao governador Rui Costa, por intermédio do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita, a construção de mais duas unidades do projeto Praça da Ciência, nos municípios de Terra Nova e Alagoinhas.

Segundo o parlamentar, o projeto é um eficaz plano do programa Educar para Transformar, vinculado à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que se propõe a construir 40 praças em todo Estado com experimentos lúdico-científicos. Ele enumera que já foram contemplados os municípios de Queimadas, Mulungu do Morro, Brumado, Condeúbas, Aurelino Leal, Senhor do Bonfim, Uauá, Catu, Jitaúna, Oliveira dos Brejinhos, Araci, Muquém do São Francisco, Amargosa, Ipiaú e Juazeiro (com 2 unidades).

Para receber uma unidade do projeto – explica Isidório Filho – basta apenas o município solicitar e ceder, como contrapartida, o espaço, que precisa ter, no mínimo, 18 m² e estar na vizinhança de escolas públicas e privadas. Estima-se que cada unidade da Praça de Ciência, dotada de equipamentos como bicicleta geradora, harpa de tubos, alavanca, cadeira giratória, tenha a capacidade de beneficiar em torno de 7 mil pessoas/mês.

Em Terra Nova, o deputado sugere como local o Parque Infantil na Rua César Borges, próximo à Ótica do Tio, no Centro da Cidade. Já em Alagoinhas, ele indicou a Praça do Céu, no bairro da Nova Terezinha. “A Praça da Ciência pode e deve ser usado por todos os cidadãos: líderes comunitários, pais de família, mestres, trabalhadores, em especial as crianças que hoje convivem num ambiente muito hostil e quiçá até contaminado”, explicou.

O deputado citou que a articulação local em prol da ação cidadã tem o apoio da amiga Eliaide Matos, em Terra Nova, e do vereador Ozeas Menezes e do subtenente Evaldo em Alagoinhas.

A indicação para que o projeto fosse implementado em Alagoinhas – acrescentou o legislador – nasceu de uma audiência pública na Fundação Dr. Jesus, com as presenças do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), líderes comunitários, policiais militares, professores e jovens dos mais diversos graus de escolarização.

“A função social do equipamento público aqui solicitado é popularizar a ciência em logradouros de grande movimentação nas cidades baianas, aumentando, através da cidadania, o comprometimento de toda a população para com a educação”, finaliza o deputado.(ALBA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *