Geomanta traz paz e tranquilidade também para moradores de Novo Marotinho

Propaganda

A chuva forte que caiu na manhã desta terça-feira (2) em Salvador já não é mais preocupação para os moradores da Rua Agnaldo Lopes, na Via Regional, em Novo Marotinho, que se mostraram agradecidos e aliviados com mais uma geomanta, aplicada pela Prefeitura na encosta presente na comunidade. E, mesmo com a chuva, a entrega da proteção de encosta foi feita pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, demais autoridades, lideranças e população.

Na ocasião, o prefeito afirmou que a administração municipal vem fazendo um grande esforço para minimizar os efeitos do período chuvoso na cidade. “São várias demonstrações, como a deste momento de chuva, de que a Prefeitura se mobiliza inteiramente para estar na rua. Agora mesmo está sendo vista uma obra de proteção de uma encosta com a colocação de geomanta. Trezentas e cinquenta famílias que vivem muito próximas daqui estavam em situação de perigo e sofrimento. Ouvi o depoimento de moradores muito felizes com essa intervenção, e a Prefeitura tem que continuar fazendo isso por toda a cidade. Afinal de contas, passam de mil as encostas existentes na cidade”.

Ele ainda aproveitou para reforçar o apelo aos cidadãos que evitem situação de risco. “Se, por acaso, sentirem que há algum problema, procurem a Prefeitura, acionem a Codesal, liguem para o 199, para receberem todo o apoio e suporte, inclusive nos casos em que for recomendado relocar as famílias dos locais de risco”, completou ACM Neto.

Estrutura e mais intervenções – A tecnologia da geomanta foi implantada em uma zona de risco que mede quase 1,8 mil m², próximo ao viaduto de acesso ao Estádio Manoel Barradas. O investimento para implantação da cobertura de encosta foi de R$267 mil. A ação faz parte da série de entregas previstas em comemoração pelos 470 anos de Salvador.

Além da geomanta na Rua Agnaldo Lopes, também será feita, na próxima etapa, outras melhorias como o alargamento da via de acesso às casas e instalação de guarda-corpo. O projeto e a realização da obra estarão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Desde 2016, quando a tecnologia das geomantas foi implantada, já foram colocados quase 92 mil m² de geomantas em 152 encostas, com 41.357 pessoas beneficiadas e investimento municipal de R$14 milhões. “Com isso, garante-se assim a segurança com essa proteção que é dada a essas localidades, a exemplo aqui do Novo Marotinho, que não sofrerão mais risco de deslizamento e poderão dormir em paz e com tranquilidade”, pontuou Sosthenes Macêdo.

SECOM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: