Geral

Dicas para fazer a baliza

Se tem uma coisa que preocupa motoristas com pouco tempo de habilitação ou até mesmo aqueles com algum tempo de carteira, mas pouca experiência, é a baliza. Essa é uma situação comum, mas também muito simples de ser resolvida.

Confira as dicas para fazer a baliza:

Mantenha a calma

Lembre-se que ninguém nasceu sabendo e é exatamente a prática que leva a perfeição. Não fique preocupado com medo de não conseguir de primeira ou mesmo de parar o trânsito enquanto faz sua baliza. Pense que todo mundo passou por isso, então não há problema nenhum em sinalizar e levar um tempo, mesmo que maior do que o comum, para fazer uma baliza. Acredite: os outros motoristas vão entender.

Não se preocupe em fazer uma baliza perfeita

Você não precisa fazer uma baliza perfeita todos os dias. Sim, ela é necessária no teste para tirar a CNH, mas apenas lá. Na rua, no dia a dia, a única preocupação que você precisa ter é que o carro esteja a uma distância máxima de 50 cm do meio fio. No mais, o carro não precisa estar perfeitamente alinhado. Então, relaxe um pouco com o perfeccionismo.

Leve o tempo que precisar

Coloque a traseira do veículo na vaga e leve o tempo que for necessário para arrumar o carro. Não precisa ter pressa, especialmente porque ao colocar a traseira do veículo na vaga você já estará liberando o trânsito. Então, mesmo que você tenha que arrumar o carro 20 vezes, faça isso, sem cobranças.

Faça a baliza do jeito mais confortável para você

Se você prefere fazer a manobra apenas olhando nos espelhos, faça, mas se você sentir a necessidade de virar a cabeça para trás e ajeitar o carro, não se acanhe, faça também. No teste de baliza, para tirar a carteira de motorista, isso não é permitido em alguns estados, mas na rua, depois de habilitado, isso não infringe nenhuma lei de trânsito.

Comece treinando em vias menos movimentadas

A última e melhor dica para perder o medo da baliza é começar treinando em ruas menos movimentas, com um trânsito mais tranquilo. Assim, você não se preocupará com a pressão de liberar a via logo para os demais carros, ou então com outras pessoas comentando o quanto você demora para fazer uma baliza.

Fonte: Portal do Trânsito-Detran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *