NotíciasSaúde

Vírus HTLV acomete mais mulheres na Bahia

Em Salvador, estima-se que quase 60 mil pessoas estejam infectadas com o vírus HTLV (vírus lintrofotrópico de células T humano), com maior predominância entre os afrodescendentes. No período de 2012 a 2018, foram notificados mais de 2 mil casos de HTLV, deste 75% no sexo feminino (1.859) e 25% masculino (627).

O aleitamento materno é a principal via de infecção ocorrendo em 18% a 30% dos lactentes amamentados por mães infectadas, sendo esse risco aumentado quanto maior o tempo de amamentação. A prevenção acontece com triagem do papel filtro no pré-natal e demais exames confirmatórios e a suspensão do aleitamento nos casos positivos.

Para erradicar o índice de casos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçou as medidas preventivas com o uso dos preservativos masculino e feminino, ressaltando as condutas preventivas como: sexo protegido, fornecimento de fórmula láctea e do inibidor de lactação, além de outras ações efetivas de promoção e prevenção no pré-natal e no cuidado integral ao usuário do SUS.

Atualmente, Salvador conta com três pontos de atendimento como referência para o tratamento do HTLV: Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPS), Serviço Atendimento Municipal Especializado Marymar Novais (Bairro do Dendezeiros) e Escola Bahiana de Medicina.

Vírus – O HTLV é um agravo ocasionado pelo vírus lintrofotrópico de células T humano pertencente à família Retroviridae, a mesma do HIV, porém pertencente ao gênero Deltaretrovirus. O HTLV pode ser transmitido por relações sexuais, agulhas ou seringas contaminadas, pelo leite materno e pela transfusão de sangue e seus derivados. A transmissão por meio do sexo é mais eficiente do homem para a mulher, de modo que a infecção se revela mais elevada em mulheres.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *