GeralSalvador

Prefeitura realiza manutenção 24 horas no sistema de iluminação da folia

Seguindo o ritmo da folia, a Diretoria de Iluminação, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), mantém 117 profissionais em regime de plantão 24 horas, fazendo rondas no sistema de iluminação montado para o Carnaval, monitorando o trabalho das empresas que prestam serviço à Prefeitura. Além disso, o serviço conta com oito caminhões para auxiliar na manutenção dos circuitos. Dos profissionais envolvidos, entre funcionários e terceirizados, estão supervisores, eletricistas, assistentes e motoristas.

A rotina dos fiscais envolve a averiguação contínua do sistema nos dois principais circuitos, para garantir fluidez na passagem dos trios elétricos sem interferência no estacionamento desses veículos no fim dos desfiles. Os agentes também verificam as vias de acesso, a exemplo das escadarias que dão para o Jardim Suspenso (Campo Grande), Morro do Ipiranga e Morro do Gato (Ondina) e vias do Porto da Barra e Largo do Camarão (Barra), locais de grande circulação de foliões.

Números – Na quinta-feira (28), a Diretoria de Iluminação registrou 143 ocorrências, entre manutenção, troca de refletores e substituição de lâmpada ou poste. No Porto da Barra, por exemplo, foi necessário retirar algumas luminárias LED de ia via para inclusão de reforço com projetores. Dois atos de vandalismo também foram contabilizados, um na Barra e outro no Centro.

“Os fiscais que atuam à noite estão levantando as necessidades de manutenção e os que trabalham de dia acompanham as equipes dos consórcios na execução do serviço. Nosso trabalho consiste em garantir a correção para mantermos uma iluminação de qualidade até o último dia de festa”, explica o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.

Circuito Osmar – No Centro, os fiscais atuam em dupla, sendo que uma delas circula entre o Campo Grande e a Piedade, a outra entre a Piedade e o Teatro Castro Alves (TCA) e a terceira entre o TCA e o Centro Histórico.

Circuito Dodô – As duplas que atuam no circuito Barra-Ondina estão distribuídas nos trechos do Porto ao Largo do Farol, Morro do Cristo à Praça Orungã e no Largo do Camarão a Adhemar de Barros.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *