SalvadorSaúde

Plano Verão Sem Mosquito apresenta redução de 57% nos casos de dengue

O Plano Verão Sem Mosquito termina nesta sexta-feira (29) com apresentação do balanço de ações, no Centro Integrado Familiar (Ceifar), nº 402-E, na Rua Direta de Tancredo Neves, das 9h às 12h. O trabalho preventivo realizado pela Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), resultou em uma redução de 57% no número de casos confirmados de dengue desde o ano passado.

Em 2019, foram notificados em Salvador 87 ocorrências de dengue, 4 para zika vírus e 16 para chikungunya. Os dados correspondem ao período 30 de dezembro à 2 de fevereiro 2019. Desde o início da estratégia, antes da chegada do Verão, 2.500 locais foram inspecionados. No mesmo período do ano passado, a Vigilância Epidemiológica da SMS notificou 235 ocorrências suspeitas para dengue, 5 para chikungunya e 13 de zika.

Para o enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya em Salvador, o CCZ atuou durante todo o verão (de novembro a março) – temporada ideal para proliferação intensa do mosquito e de muita circulação de turistas na cidade. Na estratégia, foram vistoriados postos de saúde, hotéis, praças, bocas de lobo e residências. Os locais visitados estão nas regiões com o maior índice de infestação de acordo com o último levantamento realizado em janeiro.

Além disso, no período do carnaval e festas populares houve aplicação de inseticida utilizando a borrifação com UBV (Ultra Baixo Volume) em todas as bocas de lobo dos circuitos, com o objetivo de diminuir a infestação do vetor na fase adulta.

“Foram mais de 1.500 agentes de endemias empenhados nas ações de rua. Mas nosso maior intuito é orientar a população a não descuidar da sua residência e do entorno da sua casa, para que juntos possamos evitar um possível surto das arboviroses. Por ser algo individual as pessoas acreditam que não faz diferença. No entanto, se cada um der a sua contribuição, a soma de tudo isso é muito significativa para a diminuição do foco do mosquito transmissor das doenças”, explicou Isolina Miguez, subgerente de arboviroses.

Dados – O trabalho preventivo realizado em Salvador desde o ano passado resultou em uma redução de 57% no número de casos confirmados de dengue no município. Em 2019, foram notificados em Salvador 87 ocorrências de dengue, 4 para zika vírus e 16 para chikungunya. Os dados correspondem ao período 30 de dezembro à 2 de fevereiro 2019. No mesmo período do ano passado, a Vigilância Epidemiológica da SMS notificou 235 ocorrências suspeitas para dengue, 05 para chikungunya e 13 de zika.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *