Sem categoria

Pessoas com doenças crônicas devem solicitar prescrição médica para receber dose de vacina contra gripe

Campanha inicia em 10 de abril exclusivamente para crianças e gestantes. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários também serão contempladas nas 126 salas de imunização da rede municipal

A campanha de vacinação contra a gripe será antecipada em todo país. Em Salvador não será diferente. As ações terão início em 10 de abril exclusivamente para crianças (de 6 meses a menores de 6 anos) e gestantes. A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários – cerca de 750 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – também serão contempladas nas 126 salas de imunização da rede municipal para se protegerem contra a doença. A meta é imunizar pelo menos 90% do público alvo na estratégia que segue até 31 de maio.

De acordo com Doiane Lemos, subcoordenadora de doenças imunopreveníveis, é importante que os indivíduos com comorbidades aproveitem esse período que precede o início da campanha para solicitar a prescrição médica contendo o motivo da vacinação nos serviços de saúde onde realizam o acompanhamento periódico.

“Para ter acesso às doses a partir de 22 de abril, os professores e trabalhadores em saúde terão que comprovar o vínculo laboral no ato da vacinação, seja com contracheque atualizado, crachá ou carteira de conselho de classe. Já os portadores de doenças crônicas terão que apresentar a prescrição médica indicando a patologia do paciente. Para evitar transtornos após o início da campanha, aconselhamos que esses indivíduos procurem desde já o médico onde são acompanhados e solicitem o documento”, explicou.

Estima-se que 149 mil pessoas possuem algum tipo de doença crônica no município.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *