NotíciasSalvador

Parabéns Salvador: São 472 anos

Dia 29 Salvador completa 472 anos. Na mesma data no ano de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado governador-geral do Brasil, e sua comitiva aportaram nas terras soteropolitanas com a missão de fundar uma cidade fortaleza e a primeira metrópole portuguesa na América, a mandos do então rei de Portugal D. João III. O nome dado à capital baiana em sua fundação foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.
A partir do século XVI, a capital baiana se tornou o maior porto para a chegada de escravos africanos no Brasil. As consequências da grande quantidade de africanos na cidade podem ser vistas até hoje, no hábitos, costumes e tradições do soteropolitano.

Agora Salvador completa 472 anos uma cidade nova com velhos problemas, fundada sem planejamento, passando nos últimos anos por uma transformação gigantesca, ações na área de mobilidade urbana, assim é Salvador lutando para vencer toda desigualdades, em todos os seguimentos e por onde quer que se vá seja no centro ou na periferia e com o mais importante legado tronando Salvador em uma cidade dos Iguais.

Com seus  habitantes chamados de soteropolitanos gentílico, criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”.
É uma metrópole nacional próxima aos 3 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina sua região metropolitana, criação do Exército Brasileiro.conhecida como “Grande Salvador”, possui 2.902.927 habitantes (IBGE),
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de “Capital da Alegria“, devido aos enormes festejos populares como o carnaval, e “Roma Negra” por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
Salvador é também sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que em 2008 tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo. Além de empresas, a cidade sedia também muitos eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.
Parabéns Salvador pelos 472 anos de existência.



Site Visão Cidade 

One thought on “Parabéns Salvador: São 472 anos

  • Agnaldo

    Tem um erro na idade da cidade no título tem 469 e no texto 468

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *