Saúde

Mais de 1 milhão de camisinhas foram distribuídas no carnaval de Salvador

Desde o início da folia até a manhã desta segunda (04), equipes da Secretaria Municipal de Saúde do Salvador já distribuíram um pouco mais de 1.00.000 de unidades de preservativos masculinos nos circuitos oficiais da festa.

A iniciativa visa estimular a prática do sexo seguro e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) durante o carnaval, assegurando que a cada mil metros dos percursos oficiais, o cidadão encontre um posto onde pode solicitar gratuitamente camisinha.

Na frente dos dez módulos assistenciais montados nos três circuitos foram instaladas uma caixa do produto para que o próprio folião possa fazer a retirada dos preservativos. Esse serviço está disponível até às 06 horas da quarta-feira de cinzas.

Testes rápidos – Aliado a isto, há mais uma iniciativa de promoção ao enfrentamento das DST’s e Aids neste carnaval. É o projeto Fique Sabendo que oferece o serviço gratuito de testagem rápida para detecção precoce dos vírus HIV, sifílis e hepatites B e C, em até 30 minutos.

Até o momento foram realizados 2.936 testes, sendo 9 casos positivos para HIV, 86 para sífilis e 7 para hepatites B e C. Importante ressaltar que todos os pacientes com sorologia positiva recebem orientação e encaminhamento para tratamento na rede municipal de saúde. Para sífilis, a profilaxia é feita no próprio local da testagem, através da aplicação de penicilina.

Os interessados em realizar os exames podem se dirigir aos dois postos do projeto Fique Sabendo instalados na Rua Dias D’Ávila, na Barra, das 10 às 22 horas, e no Multicentro Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, das 09 às 21 horas, até a terça-feira (05).

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *