ItaparicaMunicípiosNotíciasOpiniãoVera Cruz

Itaparicanos e vera-cruzenses atentos a construção da ponte

 

Aconteceu nesta quinta-feira(21) em Salvador no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) uma audiência pública sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica,estiveram presentes o Secretário de  Infraestrutura do estado Marcus Cavalcanti,o vice-governador João Leão e outros secretários,a prefeita de Itaparica Marlylda Barbuda,vereadores de Vera Cruz,moradores da região e a população em geral.

Segundo o Secretário de Infraestrutura do estado Marcus Cavalcanti, após o leilão a empresa vencedora do processo terá um prazo de até 30 dias, prorrogável por mais 30, para a assinatura do contrato. Depois terá mais um ano para análise e captação de financiamentos. “Depois disso, serão quatro anos para a construção do equipamento”, afirmou.

“Até o fim de março, qualquer pessoa pode participar da consulta pública [no site da Seinfra] sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica e dar a opinião ou sugestão, para que a gente possa aprimorar o edital e, no segundo semestre deste ano, na Bolsa de Valores, seja aberta a proposta vencedora da licitação”, explicou Cavalcanti.

Para o vice governador João Leão, “O projeto terá um impacto positivo na arrecadação da União, dos municípios e estado,serão R$ 57 bilhões a mais durante o período de concessão. É uma obra de infraestrutura perfeitamente viável. “Não um sonho”, afirmou o vice-governador, acrescentando ainda que a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica terá 12,3 quilômetros de extensão.

A prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, disse “Torcer para que a ponte chegue o quanto antes,temos certeza que ela trará benefícios, como maior arrecadação e proximidade com a capital,nós já temos visto um movimento de aquisição de imóveis,com a ponte, temos a possibilidade de organizar a cidade de uma melhor forma”,afirmou

A Associação de Moradores de Bom Despacho entrou na justiça cobrando uma Audiência Pública na Ilha de Itaparica sobre a construção da Ponte Salvador-Itaparica.  Cledison de Oliveira Cruz presidente da associação, critica o projeto e cobra que a população seja ouvida,”A Ilha de Itaparica não está preparada para comportar o aumento populacional que deve ser provocado pela nova estrutura,tendo  lucro, porque não investir nos municípios para pelo menos ter um pouco de infraestrutura para suportar o que vira com a construção da ponte?”, questionou “Essa especulação sem ouvir a sociedade e depois o povo ser empurrado pra fora da sua terra nativa nós não vamos permitir, somos descendentes de Maria Felipa”, lembrou senhor Cledison ‘o cadeirante’ como é conhecido.

Ane Sales moradora de Vera Cruz disse,”Desenvolver uma região é importante, trás emprego, renda, possibilidades… mais ouvir o povo é mais importante ainda, e nós buscamos sempre ser ouvidos, resolver nossos problemas históricos e rotineiros, como saúde, embasa, coelba, telefonia, mobilidade … ,um governo que cuida de gente precisa ouvir a gente.”afirmou

O vereador de Vera Cruz Jorge Rasta também criticou a maneira em que as audiências públicas da ponte estão sendo realizadas, sendo assim o mesmo em nome da Câmara de Vereadores de Vera Cruz disse “Defendemos os interesses da nossa cidade, cobrando mais investimentos do estado, na área da educação, saúde, segurança pública, geração de empregos e muito mais”,estendendo ao governo do estado um convite para o próximo dia 16 de abril participar de uma audiência em Vera Cruz.

Vale ressaltar a presença de representantes dos municípios de Maragojipe e Nazaré que por sua  vez construída a ponte terão impactos representativos positivamente em sua economia como terão que se adequar, pois o carecimento populacional também sofrerá impactos grandes, por isso se faz necessário uma discrição mais amplas nos planos diretor de cada município o PDDU.

Visão Cidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *