Sem categoria

Festival de grafite colore ruas do Subúrbio Ferroviário

Os muros e as ruas de São João do Cabrito e Plataforma, bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador, ganharam um colorido especial nesta sexta-feira (29), pelas mãos dos artistas que participam da 5ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores (BTC). Aos poucos, os muros cinzas se transformaram em telas com as figuras de Iemanjá, anjos, pescadores, rezadeiras e letras, transmitindo uma mensagem às pessoas que passam pelo local.

“Eu trouxe para Salvador um pouco da arte que passou por uma exposição em Natal, chamada ‘A Estrada é Longa’. Fala dos nossos avós, dos nossos antepassados. Retratei o pescador, buscando valorizar a simplicidade. Eu também costumo grafitar rezadeiras, costureiras e vaqueiros”, disse o artista Lucas dos Santos, de 29 anos, conhecido como Lucas MDS.

As intervenções artísticas voluntárias do festival são feitas desde a quinta-feira (28). Durante o fim de semana serão realizadas as pinturas oficiais no circuito Águas de Março, que conta com 15 muros espalhados em um caminho que se estende da Ribeira ao Bonfim. Ainda como parte da programação, os artistas participantes – 100 ao todo – irão produzir murais gigantescos em seis geomantas localizadas no Garcia, Cabula, Vale dos Lagos, São Rafael, Campinas de Pirajá e Uruguai. A programação integra o Festival da Cidade.

Coletivo – O festival é realizado pelo Coletivo Vai e Faz – formado por artistas, comunicadores, produtores e estudiosos do tema – e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Artistas de vários estados do país, que foram selecionados pelo coletivo para participar do festival estão hospedados no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, no Largo da Madragoa, na Ribeira.

“Essa edição tem sido bem interessante, promovendo um engajamento social maior na área do debate interacional com a comunidade dos bairros. Essa é uma experiência única para que esses artistas conheçam o Subúrbio Ferroviário, uma área com tantos atrativos e moradores incríveis”, opinou Carol Garcia, integrante do coletivo Vai e Faz.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *