NotíciasSalvador

Evento de fotografia movimenta Centro Histórico nesse início de Festival da Cidade

Acontece nesta quinta-feira (21) a abertura do Festival Transatlântico de Fotografia. A mostra vai reunir, até domingo (24), na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52), uma exposição com fotografias dos artistas Claudia Andujar, Mario Cravo Neto e Miguel Rio Branco, além de imagens do século XIX produzidas pelos fotógrafos Marc Ferrez e Alberto Henschel, que integram o acervo do Instituto Moreira Salles.
Com o patrocínio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e da Caixa Econômica Federal, o festival é a primeira atividade do Instituto Mario Cravo Neto (IMCN) voltada para o público, desde a fundação da instituição, em 2017. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O acesso às palestras está limitado à capacidade das igrejas que sediarão os encontros.
“O festival nasce com o objetivo de fortalecer nossa plataforma de eventos, diversificando as atividades voltadas para a economia criativa da cidade. Acreditamos na fotografia como plataforma de transformação e uma área especial de arte. O incentivo é essencial para o desenvolvimento dessa plataforma, assim como para inspirar os novos talentos”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.
Atividades – Na abertura, que acontece às 19h de hoje (21), também será lançado o I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia. A ação vai dar incentivo a um fotógrafo brasileiro ou naturalizado para realizar um projeto que será apresentado ao IMCN. “O Festival Transatlântico e o Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia são os primeiros passos para recolocar Salvador na cena nacional como o centro das artes visuais”, afirma o gestor do IMCN, Christian Cravo.
Além da exposição, que poderá ser visitada diariamente das 10h às 19h, haverá um ciclo de palestras com a participação de nomes da cena contemporânea da fotografia, propondo um diálogo sobre o homem transatlântico. Ainda como parte do evento, na escadaria da Igreja do Passo, também no Pelourinho, será montada uma exposição de retratos colorizados do Nordeste, que integram o acervo do colecionador Titus Riedl. As imagens expostas serão ampliadas no formato 2m x 3m.
As palestras terão como foco temas que vão da fotografia do cinema à etnografia. Dentre os convidados estão os cineastas Sergio Machado e Marco Del Fiol; a curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, Solange Farkas; Raquel Rezende, do Instituto Moreira Salles; Silvio Frota, diretor do Museu da Fotografia de Fortaleza; Titus Riedl, dono da maior coleção do Brasil de retratos pintados do Nordeste; Lázaro Roberto, do Zumvi – arquivo fotográfico que reúne a memória do povo negro da Bahia; Walmyra Albuquerque, professora do Departamento de História da UFBA; João Machado, fotógrafo que registra as tradições do sertão baiano e Rodrigo Rossoni, professor da Facom/Ufba e criador do  projeto LAB/Foto.
Programação:
21/3 (quinta-feira)
19h – Abertura do festival com coquetel e lançamento do I Prêmio Mario Cravo Neto de Fotografia

22/3 (sexta-feira)
10h30 – Palestra com Christian Cravo e Solange Farkas – “O acervo do Instituto Mario Cravo Neto”
15h – Palestra com o cineasta Sérgio Machado – “A identidade visual dos filmes de Sergio Machado calcados na cultura baiana”
17h – Mesa redonda com Raquel Rezende (IMS), Lázaro Roberto (Zumvi) e Walmyra Albuquerque (Ufba) – “O acervo do Instituto Moreira Salles e a parceria com o IMCN”
23/3 (sábado)
10h30 – Palestra com o fotógrafo João Machado – “Registro fotográfico das tradições do sertão”
15h – Palestra com Silvio Frota – “O trabalho do Museu da Fotografia de Fortaleza”
17h – Palestra com Marco Del Fiol, diretor do documentário “Cravos”
24/3 (domingo)
10h30 – Palestra com Rodrigo Rossoni – Apresentação do projeto LABFOTO da Faculdade de Comunicação da Ufba
15h – Palestra com Titus Riedl – “Tradição dos retratos pintados do Nordeste”
17h – Palestra com o fotógrafo Pedro Vasquez – “A obra de Miguel Rio Branco”
 
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *