ItaparicaMunicípiosNotíciasOpiniãoVera Cruz

Emancipadas para que ?

Há exatamente 5 décadas e meia que a Ilha de Itaparica foi desmembrada em três municípios Itaparica, Vera Cruz e Salinas das Margaridas, essa teve o seu apogeu com a requalificação das ruas e praças, porém o social tem muito a ser explorado vivendo unicamente da pesca, a renda per capta é uma das mais baixa do estado.

Vera Cruz ficou com o maior território com a divisão e herdou muito dos problemas existentes a exemplo da falta de saúde, educação, transporte, saneamento básico, dentre outros.

A Itaparica restou o glamour de uma cidade histórica e “turística” que na verdade é uma cidade de veraneio, não fica atrás dos outros municípios com os mesmo problemas.

Foram emancipadas e ganharam independência política, porém a política administrativa ficou para trás ao longo destas décadas sempre ficando conhecidas como municípios sem projeção por falta de política públicas voltadas para uma gestão solidária e não política, de família individualista e autoritarismo, deixando o povo sempre em último plano todos voltados para projetos individuais.

Acorda Itaparica, Vera Cruz e  Salinas das Margaridas 2020 é o ano de levantar deste berço esplêndido e mudar, é preciso fazer valer o seu direito e um dever de todos, sabe-se que algumas coisas tem sido realizada não sejamos levianos, porém é necessário que o governo estadual e federal olhem com ‘bons olhos’ para essa região, “O crescimento econômico para o sul do estado passara a ter ligação com a capital baiana então teremos que valorizar cada espaço destas três cidades”, afirma moradores.
Para muitos a reunificação dos municípios seria uma grande oportunidade de crescimento sócio-econômico.

Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *