SalvadorTecnologia

Chamada temática Cidade Conectada será lançada nesta segunda-feira(11)

Com o objetivo de selecionar projetos de base tecnológica que se proponham a melhorar a conexão entre cidadãos, poder público e veículos de comunicação de forma eficiente e transparente, vai ser lançado nesta segunda-feira (11), às 14h, no Hub Salvador, a chamada temática Cidade Conectada, a quarta lançada por meio do Edital de Inovação para a Indústria.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com o Senai/Cimatec. A nova chamada vai selecionar até cinco empreendedores ou empreendedoras de todo o Brasil que ofereçam soluções inovadoras aos temas propostos: “Universalização do acesso à internet”; “Internet das coisas (IoT) para conectividade”; “Transparência; e “Engajamento do cidadão”.

Os projetos receberão o investimento de R$ 150 mil cada e devem ser executados em Salvador numa duração máxima de 12 meses. Podem se inscrever as startups de base tecnológica, micro ou pequena empresa e até Microempreendedor Individual (MEI), desde que possua CNPJ ativo e apresente competência tecnológica para a área. As inscrições podem ser realizadas na plataforma plataforma. editaldeinovacao. com. br a partir de segunda (11) e até o dia 25 de abril.

Etapas – A seleção da chamada Cidade Conectada ocorrerá em quatro fases: a fase 1 corresponde à inscrição e avaliação da qualidade, compatibilidade e aplicabilidade das propostas com o desafio temático. Será aceita apenas uma ideia por empresa. Com o resultado da avaliação, haverá ainda entrevistas com o intuito de aprofundar o entendimento dos projetos.

Na fase 2 as empresas irão detalhar o plano de projeto com especialistas do Senai/Cimatec e representantes das instituições envolvidas. As empresas apresentarão um pitch de 3 a 5 minutos sobre o conteúdo produzido para a banca avaliadora, que irá ou não o aprovar. Se admitido, o projeto segue para a fase 3, na qual será formalizado o acordo de cooperação entre as partes envolvidas.

Por fim, na quarta fase, os projetos selecionados no edital receberão o apoio dos órgãos envolvidos para o desenvolvimento de uma prova de conceito, ou seja, um modelo prático que avalia a eficiência da proposta apresentada. Para isso, os projetos passarão pelos processos de validação, desenvolvimento de protótipo e teste.

Histórico – Essa não é a primeira chamada que tem o intuito de apoiar empresas da área de tecnologia e inovação social. Em setembro de 2017 houve o lançamento da chamada Cidade Inteligente, em parceria com a Companhia de Governança, que captou dez organizações como foco em tornar a infraestrutura e os serviços da cidade mais eficientes e interligados.

Em dezembro do mesmo ano houve a chamada Cidade Resiliente, em parceria com Resource IT Solutions, que selecionou cinco empresas com projetos voltados à promoção da qualidade de vida e resiliência urbana. Por fim, em julho de 2018 foi lançado a chamada Cidade Sustentável, em parceria com a Construtora Civil, que selecionou quatro projetos que se proponham a melhorar significativamente a vida urbana, por meio do uso eficiente e inteligente dos recursos.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *