NotíciasSalvador

Autoridades internacionais participam de Semana da Resiliência em Salvador

A Secretaria da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) promove a Semana da Resiliência entre a próxima segunda (25) e quinta-feira (28). Uma das iniciativas mais aguardadas entre as atividades será o lançamento da Estratégia de Resiliência para Salvador, instrumento que apresenta um planejamento de longo prazo com 60 iniciativas e políticas públicas para a cidade.
O documento será lançado às 17h da terça-feira (26), no Forte São Diogo, no Porto da Barra. Na ocasião, estarão presentes o titular da Secis, André Fraga; o diretor para América Latina das 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata, a vice-prefeita de Atenas para Natureza Urbana, Myrivili Eleni, e a diretora de resiliência da Secis, Adriana Campelo, dentre outras autoridades envolvidas com a temática.
Na segunda-feira (25), dia de abertura da programação, será lançado o edital Economia Circular, no HUB Salvador, situado no Comércio. O edital vai selecionar pelo menos três projetos inovadores da cidade para incubação com recursos do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A quarta-feira (27) contará com seis horas de painéis com discussões importantes sobre os desafios das cidades resilientes, o crescimento da capital e sobre a arte como elemento de comunicação e transformação da agenda global. O encerramento da semana ocorre a partir das 8h30 do dia 28 com o Workshop Governança Integrada e Microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador, voltado para gestores públicos, e que terá a participação do consultor especializado em centros históricos Randal Masson da PennPrexxis, nos Estados Unidos.
Segundo o titular da Secis, André Fraga, a Estratégia de Resiliência é um instrumento de suma importância, pois conecta Salvador com temas modernos, com visão de curto, médio, mas também, de longo prazo. “Ele traz uma série de iniciativas e abordam diversas temáticas, cuja elaboração envolveu quase todos os órgãos da prefeitura, além da iniciativa privada e demais representantes da sociedade civil”, afirma.
“Já o evento vai proporcionar a troca de experiência e proporcionar o diálogo entre pessoas de fora, como a vice-prefeita de Atenas, com pessoas de Salvador, para entender quais são os atritos comuns e quais foram as soluções que deram certo e que podem inspirar modelos para o futuro”, complementa.
 
Conceito – A palavra resiliência, originária do Latim, significa capacidade de superar, de se recuperar das adversidades. Com esse sentido a Estratégia de Resiliência foi criada, como parte do Programa 100 Cidades Resilientes, gerida pela Fundação Rockefeller, em face à rápida urbanização da população mundial, que cria novos desafios para as cidades do Século XXI.
A diretora de Resiliência da Secis, Adriana Campelo, explica que alguns dos benefícios em contar com uma Estratégia de Resiliência é ter acesso a recursos não reembolsáveis e a financiamentos com mais facilidade, pois a maioria dos bancos de investimento contam, atualmente, com linhas de crédito voltadas para a resiliência.
 
SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *