EsporteNotíciasSalvador

Turmas de iniciação à natação e hidroginástica passam por avaliação na Arena Aquática

O clima de entusiasmo tomou conta da Arena Aquática Salvador, na Pituba, nesta segunda-feira (4). No local, 145 crianças, adolescentes, adultos e idosos passaram pelos testes de avaliação de nível para começar as aulas práticas de natação e hidroginástica, previstas para próxima segunda-feira (11). As turmas serão divididas em adaptação e iniciação à natação, hidroginástica e aperfeiçoamento (para aqueles que já sabem nadar).

De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), responsável pela gestão da arena, até sexta-feira (8), todos os 720 alunos inscritos devem apresentar a documentação necessária e passar pelos critérios de nivelação para formação dos grupos. Até o final do ano, a previsão é que mais 1440 alunos sejam contemplados pelas aulas.

A documentação necessária incluiu carteira de identidade, CPF, atestado de escolaridade, comprovante de residência e documentos de identificação de pais, mães ou responsáveis legais para menores de 18 anos. Além disso, é preciso levar os atestados médicos emitidos por cardiologista e dermatologista, comprovando a saúde física para a prática esportiva.

De acordo com o gerente técnico da Arena, o nadador e campeão olímpico, Edvaldo Valério Silva Filho, conhecido como Valério Bala, a primeira fase é a conferência dos documentos. “Precisamos checar toda a documentação, principalmente os atestados médicos. Estando tudo certo, vamos apresentar a piscina e avaliar se o aluno se encaixa em iniciação ou aperfeiçoamento”, explica Valério, que monitorou de perto a entrada dos primeiros alunos na piscina.

Entre eles estava o pequeno Kallen Bernardo Andrade, de 9 anos. Atraído pelo sol forte, água cristalina e educadores físicos todos a postos, logo se encorajou e entrou na piscina semiolímpica (25 metros x 12,5 metros). Em uma das cinco raias, deu as primeiras braçadas, acompanhado de um dos quatro professores que serão responsáveis em ministrar, a partir do dia 11, as aulas de adaptação e iniciação à natação e hidroginástica, sempre às terças e quintas-feiras, das 6h às 18h. “Adorei! Rezando para começar logo na semana que vem”, disse o garoto.

Nos demais dias da semana, segundas, quartas e sextas, também de 6h às 18h, as turmas serão de aperfeiçoamento, ou seja, para quem já sabe nadar. De acordo com Valério, aqueles que se destacarem migrarão da piscina semiolímpica para a olímpica e poderão integrar a equipe que representará Salvador nas competições de esportes aquáticos. A piscina olímpica (25 metros x 50 metros) conta com 10 raias.

“Um equipamento como esse possibilita o fomento da atividade esportiva para quem não tem como pagar. Além disso, será palco para revelação de talentos na natação. Não tenho dúvida que daqui sairão muitos campeões”, frisou Valério, que fez história ao se tornar o primeiro nadador negro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica, na competição de Sidney (Austrália), em 2000.

Estrutura completa – Na Arena, há ainda estruturas para suporte aos atletas e profissionais envolvidos como vestiário, banheiros, academia de ginástica, consultório médico, lanchonete, além da portaria de acesso. A arena também conta com uma piscina de aquecimento para os esportistas e um deque. O espaço contribuirá significativamente para o fomento do esporte em Salvador, beneficiando 2,5 mil crianças e adolescentes por ano.

A cessão do equipamento, que custou R$ 6,2 milhões, é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura, a Aeronáutica, o Ministério dos Esportes e a Myrtha Pools, empresa italiana que fabricou a piscina e foi a responsável pela montagem na capital baiana. Por meio da Semtel, a Prefeitura também firmou uma parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) para trazer as competições regionais, nacionais e internacionais para a Arena Aquática da capital.

Novas turmas – As primeiras turmas terão um ciclo de quatro meses, para que outras pessoas tenham oportunidade de se matricular. Daqui a 120 dias, novas turmas serão formadas. Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter idade a partir de sete anos. Idosos também podem fazer a inscrição pela internet, desde que tenham condicionamento físico para realizar as atividades propostas.

 
SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *