NotíciasSalvador

Projeto ambiental promove ações em praias da Cidade Baixa neste final de semana

As praias do Cantagalo e Ribeira, na Cidade Baixa, receberão ações educativas do projeto “A Onda é Preservar – Praia Boa é Praia Limpa”, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Neste sábado (16) e domingo (17), a partir das 9h, equipes de agentes ambientais das empresas pertencentes à concessionária do serviço de limpeza urbana, Sotero Ambiental e Ecosal, estarão sensibilizando e orientando comerciantes, ambulantes, banhistas, moradores locais e turistas para o descarte correto e seguro dos resíduos na faixa de areia e na água do mar.

Os mutirões no Cantagalo (16) e Ribeira (17) terão a presença da cantora do The Voice e Superstar, Gab Ferreira, 25 anos, que gravará um clipe musical com a presença dos agentes de limpeza da Limpurb. “A praia é um dos lugares que mais gosto, fico triste quando vejo suja. Infelizmente, as pessoas jogam lixo, sem nenhum pudor. O que eu puder fazer para ajudar a conscientizar as pessoas, farei. Precisamos preservar. Salvador tem praias maravilhosas e temos o dever de cuidar”, disse a cantora, que também participará da ação, na praia de Itapuã, no próximo sábado (23).

Desde o início da iniciativa, em janeiro, nove praias da capital baiana já receberam os educadores ambientais: Jaguaribe, Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, São Thomé de Paripe, Tubarão, Amaralina, Paciência e Piatã. Ao todo, serão 14 praias. Após esse final de semana, a ação ocorrerá dia 22 na Boa Viagem e, por fim, no dia 23, na praia de Itapuã. As praias lotadas, no auge do Verão soteropolitano, têm sido palco do trabalho dos agentes que levam as informações a fim de formar uma rede multiplicadora. Além do descarte ideal, eles atuam alertando para os riscos do desprezo inadequado à saúde humana e para os animais marinhos.

Conscientização – Durante a ação educativa, parte da equipe aborda comerciantes e banhistas, sensibilizando-os sobre o descarte adequado e distribuindo sacolas biodegradáveis e os canudos sustentáveis. A ação também contempla a abordagem dos motoristas, orientando-os e distribuindo as sacolas automotivas (lixocar). A abertura do projeto ocorreu no dia 26 de janeiro, no Porto da Barra, com a participação do projeto Fundo Limpo, voluntários estudantes da Faculdade Área 1 e colaboradores do Programa CREAjr, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *