MunicípiosNotíciasSalvador

Metrô opera com esquema especial de funcionamento no Carnaval

A contagem regressiva para o início do Carnaval de Salvador já começou. Faltam menos de 15 dias para a maior festa popular de rua do planeta. Ruas bloqueadas, trânsito intenso e estacionamentos limitados. São muitos contratempos até chegar aos circuitos para curtir a folia. Para adiantar a viagem e levar os foliões para a festa com rapidez, conforto e segurança, a CCR Metrô Bahia preparou um esquema especial de funcionamento do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. De 1º a 06 de março, o metrô vai antecipar a abertura da operação, passando a funcionar das 4h à 00h para embarque na Estação Lapa. Até as 4h50, as demais estações funcionam apenas para desembarque. Ao todo, serão 35 trens em operação.

As estações Lapa e Campo da Pólvora são as mais próximas dos circuitos da folia. De lá, é possível seguir a pé para os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) ou integrar com ônibus, táxi ou transporte por aplicativo para chegar até o circuito Dodô (Barra-Ondina). Incluir o metrô no deslocamento é uma escolha que vai agregar rapidez – por estar livre de congestionamentos, segurança, conforto e previsibilidade. Uma alternativa para não perder a saída do bloco, curtir o camarote desde o início e ainda economizar tempo e dinheiro.

Este é o primeiro Carnaval com funcionamento pleno do sistema e da Estação Aeroporto de Metrô. Com isso, os moradores da Região Metropolitana de Salvador podem se deslocar rapidamente até os circuitos da folia, em cerca de 40 minutos. Os terminais de ônibus integrados administrados pela CCR Metrô Bahia – Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga – também irão antecipar o início das atividades para as 4h da manhã. Quem quiser integrar o metrô com o carro particular, pode utilizar o estacionamento privado, localizado no Terminal de Ônibus Pituaçu. O local conta com 370 vagas e o acesso é feito pela 4° Avenida ao CAB. Nos dias de Carnaval, o estacionamento vai funcionar 24 horas. A credencial de acesso pode ser adquirida antecipadamente.

A segurança no metrô também ganhará reforço durante a folia de momo. Estações de metrô, trens e terminais de ônibus vão contar com apoio do Grupo de Pronta Resposta, formada por Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) treinada para atuar em eventos de grande público, além de reforço do policiamento nas áreas de acesso e entornos do sistema, com o apoio da Polícia Militar. Os usuários também terão a segurança garantida com o monitoramento eletrônico por meio de mais de 2.000 câmeras das estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Parte das imagens também são monitoradas diretamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP. A CCR Metrô Bahia também vai utilizar portais de detetores de metal nos acessos às estações estratégicas e vai reforçar a quantidade de trens, de acordo com a demanda.

Dicas de viagem

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. De qualquer lugar da cidade é possível chegar ao evento de metrô, basta pegar um ônibus e utilizar a integração. O benefício de pagar apenas uma passagem, no valor de R$ 3,70, é garantido com o uso dos cartões de integração da CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô, podendo pagar inclusive com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito à uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.  Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregado nas máquinas vending machines instaladas nas estações.

 Primeiros socorros

O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para atuar como brigadistas e prestar o devido atendimento aos usuários, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.

Guia do usuário do metrô

Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

  •   Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
  •   Consumir bebidas alcoólicas;
  •   Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
  •   Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
  •   Transgredir as instruções da concessionária transmitidas pelos colaboradores, pela comunicação visual existente ou pelo sistema de sonorização;
  •   Praticar qualquer ato de que resulte embaraço ao serviço ou que possa acarretar perigo ou acidente;
  •   Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
  •   Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
  •   Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
  •   Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

SERVIÇO:

Horário de funcionamento: De 1º a 06 de março, a Estação Lapa estará aberta para embarque a partir das 4h. Até as 4h50, as demais estações funcionam apenas para desembarque. A operação normal funciona das 5h à meia-noite, todos os dias.

Quanto custa: R$ 3,70. Também será possível fazer a integração entre metrô e ônibus urbano ou metropolitano, pagando apenas uma passagem, com a utilização dos cartões CCR Metrô Bahia, SalvadorCARD e Metropasse.

CCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *