NotíciasSalvador

Mercado Modelo completa 107 anos neste sábado (02)

Não é só Iemanjá que receberá felicitações neste sábado (02) em Salvador. Quem também ganhará presentes é o Mercado Modelo, ponto turístico localizado no tradicional bairro do Comércio. Por lá, já foi combinado que vai ter missa, procissão, para agradecer e pedir, mas também terá tempo para um “sambão” para os convidados. O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Vinícius Passos, estará presente no evento, que tem início às 9h.

Desde 2016, o mercado é administrado pela Semop, que realizou uma série de melhorias no espaço para proporcionar mais conforto e segurança para as centenas de pessoas que passam por lá. “Os comerciantes estão satisfeitos com o trabalho feito pela Semop, as coisas estão evoluindo. O mercado está cada vez melhor para receber os visitantes”, afirma o presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Modelo (Ascomm), Nelson Tupiniquim.

A programação para o aniversário começa com uma missa na área onde são praticados os jogos de capoeira, ao fundo do mercado. Após a cerimônia, será realizada uma procissão que passará pelo entorno e por dentro do local. Uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que sobreviveu a um incêndio no prédio em 1984, será colocada no corredor principal.

Após a primeira parte de fé da festa, surge a celebração profana para o aniversariante do dia. Serão distribuídos bolos e acarajés para os visitantes, além de um samba com direito a muita música e alegria em homenagem mercado. Na ocasião, será lançada a música “Mercado Modelo”, produzida pelos comerciantes em parceria com artistas locais.

“Amanhã é dia de comemorar um dos importantes símbolos da nossa história e da nossa cultura, hoje visitado por cerca de 80% dos turistas que vêm a Salvador. Um mercado que surgiu para ser um centro de abastecimento na Cidade Baixa, com localização privilegiada para a Baía de Todos-os-Santos, hoje é patrimônio centenário tombado pelo Iphan. Cabe a nós, responsáveis por sua gestão, cuidar e preservar para que o mercado possa ser visto e apreciado por muitos e muitos anos”, afirma o titular da Semop, Marcus Passos.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *