Geral

Camarote da Câmara vai funcionar como observatório do Carnaval

No camarote montado no Circuito Osmar, no Campo Grande, a Câmara Municipal de Salvador vai marcar presença no Carnaval 2019, funcionando como um observatório da festa e um local de discussão para os próximos carnavais. O slogan “O Carnaval da Cidade passa por aqui” dá o tom à ambientação do espaço, que vai funcionar domingo (3), segunda (4) e terça-feira (5), sempre a partir do meio-dia.

No domingo, às 13h, as atividades no espaço começam com o lançamento da campanha de conscientização “Não tire a cor do Carnaval de uma criança”, numa iniciativa da Comissão Provisória e Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, presidida pelo vereador Marcos Mendes (PSOL).

Como explica o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), “o camarote tem uma importante função social, pois funciona como um observatório para que os vereadores e demais atores envolvidos discutam e avaliem a execução do Carnaval deste ano e a organização das próximas festas, tão importantes para a cidade, sobretudo pela movimentação do turismo e geração de emprego e renda”.

Crianças e adolescentes

Segundo o vereador Marcos Mendes, o objetivo da campanha direcionada à proteção infantojuvenil é fiscalizar e denunciar casos envolvendo trabalho infantil, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “Estaremos atentos às ocorrências de violação dos direitos de crianças e adolescentes e precisamos envolver a sociedade nessa campanha”, diz Mendes.

Conforme calendário já definido pela comissão, os vereadores farão visitas os postos dos Conselhos Tutelares e casas de acolhimento provisório que serão instaladas nas proximidades dos circuitos carnavalescos. Instaladas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), as casas de acolhimento e convivência estarão disponíveis para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes e catadores que trabalham durante a folia.

Mulheres

Outra iniciativa que será reverberada no camarote da Câmara no Campo Grande é a campanha “Meu corpo não é sua fantasia!”. A iniciativa foi lançada terça-feira (26), na Praça Municipal, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, presidida pela vereadora Ireuda Silva (PRB). O objetivo é contribuir para o combate à violência contra a mulher por meio da conscientização.

Além do presidente da Casa, Geraldo Júnior, e dos demais vereadores, também participaram do lançamento representantes de instituições que integram a Rede de Proteção à Mulher. “O camarote da Câmara atuará como base da campanha de conscientização, intensificando a luta contra a violência contra a mulher no Carnaval”, disse Ireuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *