Política

Câmara instala quinto período da 18ª Legislatura

“Vamos multiplicar os nossos esforços para que a participação popular continue germinando nesta Casa”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), ao discursar na solenidade de instalação do 5º Período, da 3ª Sessão Legislativa, da 18ª Legislatura, na manhã desta segunda-feira (4), no Plenário Cosme de Farias da Câmara. Ainda na sessão solene, o prefeito ACM Neto fez a leitura da mensagem do Executivo.

Na sua fala, Geraldo Júnior ressaltou a independência e a harmonia entre os poderes republicanos, como previu Montesquieu. Também assegurou que a participação de cada cidadão nos destinos da cidade consolida o poder da Câmara e também o poder que cada cidadão possui.

Ainda em seu discurso, pediu a união de todos os vereadores, “independentemente de posição ideológica”, para ajudar a melhorar ainda mais Salvador. E acrescentou que “nós (vereadores) passamos e a cidade fica”.

Com relação a Salvador, observou que a cidade é vista com outros olhos e não com um olhar que busca o exótico. Apontando para a modernidade e para o novo momento, frisou que Salvador, aos olhos do Brasil, é muito mais do que “um ponto charmoso no seu mapa sentimental, que um ponto obscuro no seu mapa político, que um ponto exótico no seu mapa cultural”.

Conforme Geraldo Júnior, a parceria entre a Câmara e a Prefeitura visa sempre o aprimoramento de gestão. “Transformaremos a vida de nosso povo, principalmente aqueles que ainda residem em áreas de risco”, ressaltou o presidente.

Também falou de gratidão, citando o prefeito ACM Neto e os pares, não poupando esforços para bem representá-los. “Sempre caminharemos juntos para sermos protagonistas de todas as discussões, seja política ou administrativa, que envolvam temas que afetam os soteropolitanos”.

Disse ainda que vai intensificar a transparência na Câmara e espera que o Legislativo Municipal de Salvador seja “um exemplo para ser seguido pelas demais casas legislativas do país”. Encerrou o pronunciamento pedindo a união de todos.

Concurso

Ao final do discurso, Geraldo Júnior convocou a primeira sessão ordinária de 2019 para esta terça-feira (5), às 15h, e informou que a Câmara vai instalar, pela manhã, as comissões permanentes. Também informou que está agendada uma reunião, para o próximo dia 14, a fim de tratar do processo de nomeação dos futuros servidores aprovados no concurso público de 2018.

Mesa de trabalho

Participaram da mesa de trabalho da sessão solene, além do presidente Geraldo Júnior e do prefeito ACM Neto, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alex Lima (PSB); a desembargadora Lisbete Teixeira, representando o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; o desembargador Edvaldo Rotondano, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA); o vice-almirante Marcelo Campos, comandante do 2º Distrito Naval; a juíza Dorotéia Azevedo, representando o TRT da 5ª Região; e a procuradora de Justiça Márcia Virgens, representando a Procuradoria Geral de Justiça.

Também compuseram a mesa o vice-prefeito Bruno Reis e os vereadores Carlos Muniz (Pode, 1º secretário da Mesa Diretora), Orlando Palhinha (DEM, 2º secretário da Mesa Diretora) e Tiago Correia (PSDB), que presidiu os trabalhos durante o discurso do presidente Geraldo Júnior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *