Saúde

Novo Marotinho ganha unidade de saúde e anúncio da requalificação da Estrada Velha

Moradores da comunidade de Novo Marotinho celebraram, nesta terça-feira (22), a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) João Inácio Roma Filho, construída pela Prefeitura na Avenida Aliomar Baleeiro. O prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, e do filho do homenageado, o deputado federal João Roma Neto, estiveram na unidade para a solenidade de inauguração, junto aos moradores da região.

O prefeito ressaltou que, nos últimos seis anos, Salvador foi a cidade que mais avançou na cobertura da Atenção Básica em Saúde no país. Um exemplo disso é que, desde novembro, está sendo inaugurada uma unidade de saúde municipal por semana e outras sete ainda deverão ser entregues nos próximos dois meses. De acordo com ACM Neto, o investimento no setor é considerado essencial, por ser a porta de entrada para o atendimento médico e que ajuda a reduzir procedimentos de média e alta complexidade a serem realizados no futuro.

“Aqui nesta USF, serão 16 mil pessoas atendidas por mês. Saímos de 8% em 2012 para 72% de cobertura na Atenção Básica em 2019, o que mostra o compromisso da gestão em priorizar a saúde na capital. A pretensão é, ao final de 2020, alcançar cobertura superior a 60% em toda a cidade”, completou ACM Neto. Na ocasião, foi anunciada a requalificação completa da Estrada Velha do Aeroporto.

Acompanhada da filha Débora de Souza, de 30 anos, a aposentada Maria de Souza, de 69 anos, fez questão de ressaltar que o posto chegou na hora certa. “Estávamos precisando muito de atendimento perto de casa. Tínhamos que ir para outros bairros como Cajazeiras, Nova Brasília e Pau da Lima para conseguir uma consulta.” “E a gente ainda tinha de sair de madrugada de casa. Agora, graças a Deus, vai melhorar bastante a vida da gente”, completou Débora.

Em um discurso emocionado, o deputado João Roma Neto agradeceu a homenagem em nome da família e relembrou a figura de João Roma Filho, conhecido pela generosidade e atenção com as pessoas, principalmente as mais carentes. “Meu pai ensinou os valores de amizade, humildade e gratidão, e estou bastante grato por esse reconhecimento, principalmente em uma unidade de saúde da família que vai cuidar da vida dos cidadãos.”

Estrutura – A unidade ofertará serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através do atendimento médico, enfermagem e odontológico. A capacidade de atendimento é de cerca de 650 pessoas por dia, inclusive com saúde bucal. O atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, no domicílio, na escola ou em outros equipamentos sociais da comunidade, com demandas que podem e devem ser resolvidas pela Atenção Primária, conforme critérios de classificação de risco.

Mais serviços – A unidade de saúde prestará assistência, prioritariamente, à população da área ligada a Novo Marotinho. Os profissionais deverão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade da atenção, serão ofertados serviços considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade de saúde também disponibilizará serviços complementares, como curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município; dispensação de medicamentos básicos; confecção do Cartão SUS; acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família; e acolhimento com classificação de risco.

De acordo com o secretário Luiz Galvão, o Distrito Sanitário de Pau da Lima, do qual a USF João Roma Filho é pertencente, teve 100% da rede requalificada pela Prefeitura. Além disso, foram construídas quatro novas Unidades de Saúde da Família e investidos mais de R$16 milhões na área de saúde na região.

Requalificação da EVA – Em discurso, o prefeito também fez questão de anunciar aos moradores que a Estrada Velha do Aeroporto (Avenida Aliomar Baleeiro), deverá ter as obras de requalificação iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. “Essa será a maior obra viária dos próximos dois anos a ser realizada na cidade, será uma das ligações mais bonitas de Salvador para atender a todas as pessoas que vivem e trabalham na região”, afirmou ACM Neto.

Com investimento de cerca de mais de R$50 milhões, a requalificação da Estrada Velha do Aeroporto está com o projeto concluído, faltando apenas a licitação para contratação da empresa responsável. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a intervenção atingirá os 16,6km da avenida, que faz a ligação entre os bairros de Pirajá e São Cristóvão.

A intenção é melhorar o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros da poligonal da via. A lista de ações inclui o alargamento da via, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, melhoria nos acessos aos bairros e implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego.

Além disso, deverá ser feita a implantação da rede de drenagem e melhoria nas já existentes, implantação de rampas de acessibilidade e de passagem de pedestres. Paisagismo, ciclovia, passeios e iluminação em LED completam o projeto.

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *