Tecnologia

Alguém pode descobrir seu número no WhatsApp?

Os números de celulares são sequências contínuas, Cristiano. Usando como exemplo, 1111 e 1112 são ambos números válidos. Sendo assim, uma pessoa interessada em enviar mensagens em massa pode facilmente enviar mensagens para diversos números em sequência. Graças ao código de área (o DDD), essa pessoa também poderá enviar mensagens para regiões específicas.

Em resumo, seu número de celular não é em si algo particular. É perfeitamente natural que pessoas “estranhas” ou até golpistas possam chegar ao seu número por tentativa e erro, apenas gerando cada número possível. Eles não estão atrás do seu número, mas de qualquer pessoa que receba e visualize essas mensagens.

Embora isso pareça uma tarefa cansativa, criminosos podem construir sistemas que varrem automaticamente os números que existem e depois distribuem o envio de mensagens a partir de vários chips diferentes para burlar sistemas que detectam contas com atividade excessiva. Os golpistas contam até com um equipamento específico para isso: a chipeira.

Aplicativos que utilizam nomes de usuário estão menos suscetíveis a esse tipo de problema. O nome de usuário não possui necessariamente qualquer informação que identifique a região de uma pessoa, nem tamanho definido e nem necessariamente uma sequência.

Mesmo assim, não se trata de um remédio infalível – spam sempre existiu em e-mail, por exemplo, que também não usa números contínuos. O WhatsApp é mais vulnerável ao spam que outros aplicativos de mensagem devido ao seu uso da criptografia. A criptografia impede que os administradores do WhatsApp detectem o envio de uma onda de mensagens semelhantes a partir de remetentes distintos ou até do mesmo remetente. Por conta da criptografia, o WhatsApp só consegue “enxergar” e analisar mensagens após uma denúncia (que pode ser feita no próprio aplicativo quando você recebe uma mensagem de um número desconhecido).

Caso as mensagens estejam chegando acompanhadas de alguma informação pessoal sua (seu nome, por exemplo), isso é um pouco mais grave. No entanto, isso também não é incomum de acontecer: se em algum momento um criminoso (ou até um marketeiro atuando de forma irregular) conseguiu roubar uma lista de contatos ou encontrou seu número associado ao seu nome em algum lugar na internet (pode ser até em um grupo de WhatsApp), essa informação pode acabar sendo compartilhada ou vendida para outros. Isso não traz nenhum risco específico para você, mas é preciso ficar atento para não cair na lábia de bandidos que podem fazer ameaças vazias usando essas informações.

(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *