Política

Rádio Câmara ganha a sintonia 105.3 FM

A Rádio Câmara Salvador inaugurou na manhã desta segunda-feira (17) a transmissão em frequência FM 105,3 com uma edição especial do programa Política na Mesa. Foram entrevistados ao vivo o presidente da Câmara de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e o prefeito ACM Neto (DEM). O programa foi apresentado pelos jornalistas Osvaldo Lyra e Raul Monteiro.

Em solenidade no Centro de Cultura da Casa, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre Rede Legislativa de Rádio e a Câmara de Salvador. No ato do lançamento do sinal em FM, o deputado Rodrigo Maia foi homenageado com a Medalha Thomé de Souza. A coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, a jornalista Evelin Maciel (Penápolis-SP), recebeu o Título de Cidadã de Salvador.

No ar desde junho na web, a Rádio Câmara Salvador conta com conteúdo local veiculado diariamente e compartilha material produzido pela Câmara dos Deputados. “Aqui, na Câmara, eu costumo dizer que cada um faz a sua parte e somos todos responsáveis por um resultado comum. Ampliar a TV e implantar a rádio era um compromisso da minha gestão. Ao pegarmos a carta de compromisso lançada em novembro de 2016, vemos que foi feito mais do que prometemos”, disse o presidente Leo Prates.

“Quem conhece Leo Prates sabe da sua dedicação em realizar o que idealiza. A Rádio Câmara é uma ferramenta importantíssima para divulgar o trabalho desta Casa e Leo se empenhou em fazer acontecer uma emissora que vai possibilitar aos vereadores ampliar a prestação de contas à população”, afirmou o prefeito ACM Neto.

O presidente eleito da CMS, vereador Geraldo Júnior (SD), disse que a Rádio e TV Câmara são importantes para dar mais transparência à atuação do Legislativo Municipal. “São canais que permitem aproximar o cidadão do processo legislativo e também dinamizam a rotina da Casa. Para mim é muito importante ter nesta Casa um veículo como esse que fortalece ainda mais a democracia”, disse Geraldo.

O presidente eleito para o biênio 2019-2020 comentou sobre a possibilidade de ter um programa na rádio. “Sou um apaixonado por rádio, estou nesse veículo há mais de 15 anos e para mim é motivo de alegria ter um instrumento de comunicação tão forte que permite essa interlocução com a população”, completou.

Conteúdo local

Gerida pela Fundação Cosme de Farias, a Rádio Câmara Salvador continua sendo ouvida em formato digital a partir do Portal Transparência da Câmara de Salvador (www.cms.ba.gov.br) ou por smartphones através do aplicativo Câmara Municipal de Salvador disponível para download gratuito nas lojas virtuais nas plataformas IOS e Android.

“A expansão das TVs e rádios legislativas tem o objetivo de aproximar a população do trabalho desenvolvido nessas Casas. Buscamos investir em rádio, pois é, segundo o Ibope, o meio de comunicação que 85% da população escuta por mais de quatro horas por dia”, pontuou o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, o deputado Márcio Marinho (PRB).

Presidente da Fundação Cosme de Farias, o jornalista Osvaldo Lyra destacou o investimento em conteúdo local. “Iniciamos com 30 minutos de programação produzida aqui e já conseguimos expandir para duas horas. Esse modelo de fortalecimento da programação local já está sendo replicado em outras cidades”, pontuou Lyra.

A coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e TV, Evelin Maciel, elogiou a produção da TV e Rádio Câmara Salvador. “Sempre me impressionou muito a programação local da TV Câmara Salvador e agora vejo a rádio no mesmo caminho. É um conteúdo diversificado que valoriza a cultura local e, por isso, se diferencia das outras capitais”, ressaltou Evelin. “Salvador, como capital mais populosa do Nordeste, era estratégica para nós. Nos dedicamos muito para implantar a rádio aqui”, completou a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *