NotíciasSalvadorSaúde

Centro de Controle de Zoonoses visita áreas vermelhas de Salvador

Dando continuidade ao Plano Verão de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chinkungunya, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visita e inspeciona até a próxima sexta-feira (21) imóveis e bocas de lobo de localidades com o índice de infestação de risco de acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) divulgado em outubro.
O intuito é orientar a população a cuidar do ambiente para evitar um possível surto nessas áreas. “Esse é o momento do ano em que é mais propício tanto para o desenvolvimento mais rápido do mosquito quanto para a transmissão mais rápida da doença, que é o favorecimento desse clima de sol com chuvas espaçadas. O objetivo é deixar o ambiente na melhor condição possível para erradicar os focos de Aedes”, explica a subgerente das Arboviroses do CCZ, Isolina Miguez.
Arboviroses – Apesar da redução do indicador, Salvador permanece em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya. De janeiro a outubro, a capital baiana registrou 1.310 casos prováveis de dengue, sendo 41 confirmados. Foram notificados ainda, 82 casos de Chikungunya e 75 de Zika, com confirmação de 11 e 18 casos, respectivamente.
Programação 
17 à 19/12: Revisita de imóveis focados e ações educativas nas localidades: Bairro Guarani, Engomadeira, Tancredo Neves, Vale dos Lagos, Lobato, São João do Cabrito, Fazenda Coutos, Coutos e Vista Alegre;
20/12 e 21/12: Inspeção e borrifação em bocas de lobo nos bairros: Caminho das árvores, Itaigara, Pituba e Rio Vermelho.
ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *