Esporte

Vitória faz último confronto direto do Brasileirão contra o Sport

A Ilha do Retiro será palco de um duelo de leões. Ameaçados pelo rebaixamento, Vitória e Sport lutam para sobreviver no Brasileirão, nesta quarta-feira (14), às 20h45 (horário da Bahia), no Recife. O confronto é o único direto da equipe baiana na reta final do campeonato e, por isso, tem um peso importante na definição do destino do time em 2019. Faltam cinco rodadas para o fim da competição.

Se vencer o jogo de logo mais, o Vitória ultrapassará o adversário pernambucano na tabela de classificação. Se perder, permitirá ao rival abrir cinco pontos de diferença. Com 35 pontos, o time comandado por João Burse ocupa a zona de rebaixamento, em 18º lugar. O mandante é o primeiro clube fora do grupo da degola, mas também está com a corda no pescoço. Treinado por Milton Mendes, o Sport é o 16º colocado e tem os mesmos 37 pontos que a Chapecoense, dona da 17ª posição.

“A gente sabe da força do Sport jogando lá, mas, com todo respeito, vamos para buscar os três pontos. É um momento que temos que pontuar fora de casa. Temos que buscar os três pontos e lutar até o fim”, prega o atacante Lucas Fernandes.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de rebaixamento do Vitória é de 77,2%. A do Sport é de 35%. “A gente sabe que 45 pontos praticamente se livra, mas estamos buscando uns 43. Mais três vitórias e um empate dá para escapar”, fez os cálculos Lucas Fernandes.

Apesar de falar 43, as contas dele batem em 45 pontos. “Vamos buscar a pontuação máxima. Estamos fechados nessa situação”, completou. Após enfrentar o Sport, o rubro-negro baiano só terá pela frente times que estão na primeira metade da tabela: Atlético-PR e Grêmio, no Barradão, além de Cruzeiro e Palmeiras fora de casa (veja na tabela abaixo).

RODADA DATA MANDANTE x VISITANTE
34 14/11 Sport x Vitória
35 17/11 Vitória x Atlético-PR
36 21/11 Cruzeiro x Vitória
37 25/11 Vitória x Grêmio
38 02/12 Palmeiras x Vitória

Campeonato Brasileiro

A atual situação do Vitória na Série A é tão delicada que o time não depende apenas das próprias garras para sair da zona de rebaixamento nesta 34ª rodada. Além de vencer o Sport, precisa torcer para que um dos três resultados a seguir aconteça: Ceará perder do Bahia na Fonte Nova, Vasco perder do Atlético-PR em São Januário ou Chapecoense não ganhar do Botafogo na Arena Condá. O jogo da Chape é quinta-feira (15).

Jejum e mudança no ataque
Para iniciar a reabilitação no campeonato, o rubro-negro enfrenta um jejum. O último triunfo da equipe foi há exatamente um mês. No dia 14 de outubro, o gol do próprio Lucas Fernandes garantiu o triunfo por 1×0 contra a Chapecoense, em Chapecó. Depois do feito, o atacante se firmou como titular, mas não voltou a balançar a rede.

De lá pra cá, o Vitória perdeu para o São Paulo e empatou com Corinthians, Paraná e Bahia. O jogo contra a Chapecoense também foi o último que a defesa rubro-negra passou intacta. Após mais seis gols sofridos, o time voltou a ostentar o título de pior defesa do campeonato. No total, 55 sofridos em 33 jogos, média de 1,6 gol por partida. E nesse quesito a briga também é ferrenha com o Sport, dono da segunda pior defesa com 53 gols sofridos. “A gente sabe que nessa reta final os jogos têm sido todos decisivos. Temos que focar nos detalhes'”, alerta Lucas Fernandes.

O Leão baiano terá mudança no ataque. Sai o suspenso Léo Ceará, autor dos três gols marcados pela equipe contra Paraná e Bahia, e o mais cotado para a vaga é André Lima. De volta após cumprir suspensão, não será surpresa se Rhayner ganhar uma vaga entre os 11 iniciais e aparecer no meio-campo.

No Sport, os desfalques também pesam. O lateral direito Cláudio Winck e o meia Gabriel estão suspensos, além do lateral esquerdo Sander e do meia Marlone continuarem machucados. Com isso, o time pernambucano vai improvisar, já que o único lateral relacionado para o jogo é Raul Prata, cuja posição de origem é na direita, mas tem atuado pela esquerda desde a saída de Sander.(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *