Itaparica

Uma real comparação

Por Alex Cruz.

República Dominicana e Haiti são países que dividem a mesma ilha caribenha, porém, o que mais parece é que são dois mundos distintos, o da competência e o da incompetência.

Pela lógica, República Dominicana e Haiti deveriam ser economicamente isonômicas, afinal ambas pertencem à mesma geografia e tem o mesmo ecossistema. No entanto, o contraste entre os países é saltante aos olhos. Enquanto o governo do Haiti oferece mínimos serviços públicos, uma economia pífia e sérios problemas sociais, ao revés, a Rep. Dominicana é um país em franco desenvolvimento, com polos industriais, zona livre de comércio e turismo devidamente fomentado.

Assim como a Rep. Dominicana e Haiti, Vera Cruz e Itaparica dividem a mesma ilha, com a diferença que ambas pertencem à mesma coisa pública, também conhecida como república, do latim Res Pública. Isso significa que ambas estão sob a égide de um mesmo governo (o da república federativa do Brasil), a mesma economia e, portanto, tem as mesmas oportunidades. Prova disso é que os mesmos municípios recebem verbas federais (FUNDEB, FPM, transferências constitucionais e royalties); estaduais (ICMS, IPVA e ICMD) e municipais (IPTU, ITBI e ISS). Ambas pertencem ao mesmo conjunto de beleza natural, no entanto, ao contrário de Vera Cruz, Itaparica tem algo a mais. O nosso município tem uma beleza artificial da arquitetura colonial, temos a fonte da bica, a marina, o forte, temos a história de Maria Felipa, os caboclos e o imortal João Ubaldo.

Mas afinal, porque, assim como a República Dominicana, Vera Cruz prospera e assim como o Haiti, Itaparica cai em desgraça e agoniza na decadência?

Ora, meus caros Itaparicanos, a resposta está entre a cadeira e a mesa dos gabinetes das respectivas prefeituras.

Enquanto o prefeito da Rep. Dominicana da baía de todos os Santos investe louca e acertadamente na dignidade do seu povo, a prefeita do Haiti da Bahia de todos os Santos faz aplicações obscuras sob o pálio de que está construindo um “alicerce”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *