NotíciasSalvador

Tubarão ganha unidade de saúde para atender cerca de 12 mil pessoas

Moradores de Tubarão ganharam, nesta terça-feira (27), uma Unidade de Saúde da Família (USF) novinha em folha, inaugurada pelo prefeito ACM Neto, na companhia do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, equipe do posto, imprensa e população. Com 592 m², a unidade dispõe de nove consultórios, sendo seis de atendimento médico, três odontológicos e salas de vacina, curativo, coleta de exames laboratoriais e dispensação de medicamentos. Para ser construída, a USF Tubarão recebeu investimento de R$ 1,4 milhão e tem capacidade para atender 545 pessoas por dia.

“Esse posto significa muito para os moradores. Sabemos o que era isso aqui no passado e estamos felizes em realizar mais esse sonho, que vai atender a 12 mil pessoas da região com três equipes de Saúde da Família e mais três de Saúde Bucal. Com isso, está sendo ampliada a assistência básica no Subúrbio e o nosso desafio será de chegar a 90% da cobertura até o fim de 2020”, salientou o prefeito ACM Neto. A unidade, localizada na Rua Eduardo Dotto, também atenderá aos programas de hipertensão, diabetes, pré-natal, planejamento familiar, crescimento e desenvolvimento infantil, tuberculose e hanseníase.

A líder comunitária Valdízia Freitas, de 59 anos e há 15 deles como moradora da comunidade de Tubarão II, não parava de contemplar a nova unidade. “Esse posto representa um sonho que virou realidade. Isso aqui, antes, era uma área de desova”, afirmou. Vizinho de Valdízia, o assistente social Francisco Pereira, de 60 anos e morador de Tubarão II há uma década, afirmou que a USF vai permitir que as pessoas tenham atendimento mais próximo de casa. “A população cresceu bastante e a saúde era uma prioridade aqui. Antes, tínhamos que ir à UPA de Paripe ou o posto perto da linha férrea (USF Doutor Sérgio Arouca). Agora veio essa melhoria, muito bom mesmo”, pontuou.

Ampliação – Com intuito de aperfeiçoar ainda mais a prestação dos serviços de saúde na região do Subúrbio, a Prefeitura está construindo mais duas unidades: a USF Vila da Fraternidade e a Teotônio Vilela. Ambas deverão ser entregues em 2019.

“Esta é a quinta unidade nova entregue pela Prefeitura na região, o que vem resultado em uma verdadeira revolução na área da saúde por aqui. Em 2012, a localidade tinha apenas 26 equipes de Saúde da Família e 33% de cobertura da atenção básica. Vamos fechar o ano de 2018 com 70 equipes e 75,1% dessa cobertura. Em 2019, será alcançada 81% da cobertura da atenção básica, demonstrando a preocupação da gestão com as áreas mais carentes da cidade”, relatou o secretário Luiz Galvão.

Projetos de requalificação foram desenvolvidos em 25 unidades de saúde da região. Aliada à reforma, foram construídas quatro novas USFs nos bairros de Fazenda Coutos, Rio Sena, Colinas de Periperi e Plataforma.

Novidade e melhorias – Além da entrega da USF Tubarão, os moradores receberam mais uma boa notícia, anunciada pelo prefeito ACM Neto: a construção do conjunto habitacional na localidade, há anos reivindicada pelos moradores. Com projeto acompanhado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), já estão acertados os recursos pela Caixa Econômica e a empresa que fará a construção do empreendimento. Já autorizada, a obra está prevista para ser iniciada logo no começo de 2019.

Na ocasião, o prefeito também lembrou que, nas visitas realizadas ao bairro de Tubarão em 2013, viu a desesperança dos moradores com a falta de compromisso dos políticos com o local. Uma área pobre, que tinha muitas demandas e que foram sendo atendidas pela Prefeitura gradativamente nos últimos cinco anos. Dentre elas estão a nova orla do bairro, novas iluminação e pavimentação, construção de creche e pré-escola e, agora, a unidade de saúde.

SECOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *